Fazem parte do pacote a venda de ações de empresas estatais, mudanças na previdência de servidores do GDF e a securitização da dívida ativa
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou, na manhã desta quinta-feira (14/5), um pacote de medidas para tentar recuperar o caixa do Distrito Federal. Muitas delas precisam de autorização da Câmara Legislativa para se concretizar e, por isso, na coletiva em que divulgou as ações, estavam presentes deputados distritais da base aliada e a presidente da Casa, Celina Leão (PDT).
No pacote, estão incluídas a venda de ações de empresas estatais de modo que o Executivo local continue como sócio majoritário da companhia, mudanças no sistemas de previdência dos funcionários do GDF, alteração das condições para cessão de servidores públicos a outros órgãos, securitização da dívida ativa, entre outras.
A intenção do Executivo local, segundo Rollemberg, é recuperar o caixa para o governo ter capacidade de fazer investimentos e também para não correr risco de chegar no fim do ano sem condições de pagar os salários dos servidores. Isso porque, de acordo com o governador, caso não haja uma melhoria de receita no DF, faltará R$ 800 milhões em novembro para quitar a folha de pagamento.
Todas essas ações visam aumentar a entrada de dinheiro na conta do governo para depois, então, anunciar um cronograma de pagamento das dívidas com credores herdadas da gestão anterior, calculada em R$ 1,5 bilhão.
O Executivo também enviará para a Câmara um projeto de lei que pretende tornar a economia do DF mais competitiva. Se for aprovado, o GDF estará autorizado a dar benefícios fiscais idênticos aos dos outros estados. Ações internas, como a criação de uma política de saúde do servidor, que visa unificar a emissão de licenças e atestados médicos, e um novo modelo de compras e registro de preços também fazem parte do pacote.