Índice representa 200 mil dos 1.236.711 veículos. Estar sem documento em dia é infração gravíssima, com perda de 7 pontos
Dados do Detran apontam que 16,1% dos veículos em circulação no Distrito Federal estão sem o licenciamento 2015, mesmo após 16 dias do início da fiscalização. O índice representa 200 mil dos 1.236.711 veículos. Nas duas primeiras semanas de outubro, 31.313 proprietários quitaram as taxas com atraso.
Nas duas primeiras semanas de outubro, 31.313 proprietários quitaram as taxas com atraso. “O cronograma de fiscalização do licenciamento 2015 foi amplamente divulgado, e quem está inadimplente tem a obrigação de regularizar a situação”, diz o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Silvain Fonseca.
O motorista que não estiver com documentação em dia e for abordado na fiscalização terá de pagar multa de R$ 191,54. A infração é gravíssima, prevê sete pontos na carteira e o veículo pode ser apreendido. A falta do documento, no caso do veículo licenciado, prevê multa de R$ 53,20, perda de três pontos na CNH e apreensão do veículo.
A legislação de trânsito diz que para ter o licenciamento o motorista deve pagar IPVA, DPVAT e a taxa de licenciamento anual. As multas vencidas devem ser quitadas. Quem não recebeu o boleto referente ao pagamento dessas taxas pode acessar o site do Detran ou da Secretaria de Fazenda para realizar a impressão da segunda via.
Na página do departamento de trânsito é possível consultar a existência de débitos de multas. Quem já quitou e não recebeu o documento deve ligar para o telefone 154 e verificar a situação do veículo.