Dirigir usando equipamento no ouvido é infração média, que prevê multa de R$ 85
Dados do Detran apontam que 87 pessoas são multadas por dia no Distrito Federal por usarem fones de ouvido enquanto dirigem. O que representa 2,6 mil multas por mês. A infração é considerada média e tem como penalidade multa de R$ 85 e perda de quatro pontos na carteira. Especialistas de trânsito afirmam que a prática causa distração, diminuindo a estabilidade e a segurança dos motoristas, aumentando o risco de acidentes.
O diretor de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, explica que as multas são aplicadas geralmente em horários de pico, entre 7h e 9h e 17h e 19h. Segundo ele, a infração é mais comum do que se imagina.
“Dirigir requer a atenção 100% do motorista. Se ele quer escutar alguma música, por que não colocar no rádio? O acessório, quando usado, tira a atenção da pessoa. Ele faz com que o condutor não escute buzinas, freadas bruscas e outros sons importantes no trânsito. Muitos acidentes são ocasionados por conta desta falha. Se as pessoas não mudarem de comportamento, graves acidentes continuarão ocorrendo e várias vidas serão perdidas.”
O especialista em segurança no trânsito Páulo César diz que dirigir com fones de ouvido provoca os mesmos acidentes do que utilizar o celular, por exemplo. Segundo ele, o ponto mais perigoso no trânsito é justamente a falta de atenção dos motoristas.
“Nunca é bom dividir a atenção enquanto está se segurando um volante. O aparelho isola qualquer tipo de barulho, e isso retarda qualquer tipo de reação e a capacidade de alguma manobra com urgência. A tarefa do motorista é apenas uma: dirigir.”