Sair para comer um rodízio de sushi, fazer dobraduras de papel ou o famoso olho “gatinho” na hora de arrematar a maquiagem das mulheres se tornaram hábito dos brasileiros. E em uma cidade como Brasília, que abriga cerca de 1.500 famílias japonesas, não é difícil para os seus habitantes incorporarem os costumes da terra do sol nascente. Uma cultura rica, onde passado, presente e futuro convivem em plena harmonia com a brasileira e já integra o dia a dia de pessoas em vários locais do país.
Embalado pelos encantos da cultura nipônica, o 2º Festival do Japão invade o Autódromo Internacional de Brasília, nos dia 6 e 7 de julho. Uma iniciativa da FEANBRA – Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Distrito Federal, com apoio institucional da Embaixada do Japão e JICA (Japan International Cooperation Agency).
Durante os dois dias de evento, que pretende reunir 25 mil pessoas, serão oferecidas atividades culturais gratuitas ao público, com destaque para a arte do Origami (dobraduras de papel), Shodo (caligrafia japonesa), Sumiê (desenho com tinta sumi, à base de carvão), Furoshiki (arte tradicional de embrulho japonês que através da utilização de um tecido quadrado possibilita embrulhar qualquer objeto), entre outras manifestações artísticas.
O Palco Principal traz diversas apresentações: danças típicas e folclóricas da cultura japonesa, como o Yosakoi Soran (dança da província de Hokkaido), o Odori solo e em grupo (dança tradicional), além dos quatro grupos de Taikô (tambores japoneses) do Distrito Federal. Vale destacar o show da banda brasiliense Nord Ex, especializada em Anime Songs (música de desenho animado japonês). Na noite de sábado, dia 6 de julho, acontece o desfile de Cosplay (atividade que consiste em fantasiar-se de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem, geralmente de desenho animado japonês). No domingo o cantor Joe Hirata, um dos maiores cantores da comunidade Nikkei do Brasil, sobe ao palco para apresentar repertório que inclui músicas sertanejas e composições próprias.
Comidas tipicas e outras variedades.
Informações
2º Festival do Japão
Dias 6 e 7 de julho
Sábado, das 10h às 22h e domingo, das 8h às 18h
Local: Autódromo Internacional de Brasília