Programa seleciona planos de recomposição florestal. Prazo para enviar proposta vai até 4 de junho.
O governo do Distrito Federal anunciou o investimento de R$ 1 milhão em projetos de recomposição florestal em pequenas propriedades da capital e do Entorno. As organizações sem fins lucrativos que desejem participar do programa Recupera Cerrado devem enviar a proposta até dia 4 de junho. Para concorrer, é preciso ter, pelo menos, dois anos de existência.
“O processo é específico para recuperação de áreas degradadas nas bacias hidrográficas do DF e para propriedades rurais familiares, assentamentos e comunidades indígenas”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Felipe Ferreira.
As prioridades, segundo o governo, são as bacias do Rio Descoberto e do São Bartolomeu, consideradas “importantes fontes hídricas” para o DF. O objetivo final do projeto é a regularização do cadastro ambiental-rural dos pequenos produtores, que serão beneficiados com as melhorias.
O recurso poderá ser usado para o desenvolvimento de novas técnicas de recuperação inseridas em sistemas agroflorestais, plantio direto de sementes e recondução de brota natural. Despesas com materiais, controle de erosão e serviços de produção também estão incluídas.
A verba do programa Recupera Cerrado é da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) e o processo seletivo é gerido em parceria com Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Secretaria do Meio Ambiente, o Serviço Florestal Brasileiro e o Banco do Brasil.