A 4ª Conferência Nacional de Juventude acontecerá em Brasília de 12 a 14 de agosto com o tema “As novas perspectivas para a juventude”.
O encontro vai servir para a elaboração de propostas que garantam os direitos dos jovens e de políticas públicas específicas, as conferência tem por objetivo geral contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional da Juventude.
As etapas para as conferências municipais iniciaram dia 01 de março e vai até o dia 10 de maio, sendo obrigatória por todos prefeitos e governadores sob pena de improbabilidade administrativa.
Estes espaços são abertos para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.
Nesses eventos, são discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e qualquer um pode elaborar uma proposta. As mais apoiadas e votadas seguem para a etapa final em Brasília e serão votadas pelos delegados que estão sendo eleitos nas etapas estaduais, na etapa digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais.
O Presidente Nacional do Conselho Nacional da Juventude, Rafael Davi, destacou que os jovens estão entusiasmados com a chamada. “A 4ª Conferência Nacional de Juventude será o maior evento de políticas públicas de juventude.
Nossa proposta é realizar a Conferência das Conferências com ampla participação dos mais diversos setores de todo Brasil.
Nesta edição a Conferência terá o formato único de Festival Nacional da Juventude com estimativa de público superior aos 50.000 participantes.
Desejamos ouvir a juventude e fazer deste evento marco para a juventude enquanto responsáveis e protagonistas das transformações que o Brasil necessita. ”, destacou.
COMO PARTICIPAR?
Todo mundo pode participar da Conferência apontando propostas, comentando, seguindo, mobilizando apoiando outras propostas e concorrendo para ser um delegado!
– Pela internet em breve será disponibilizado o sistema para cadastramento, siga o passo a passo para inserir sua proposta.
– Etapas presenciais: participe das etapas presenciais no seu Município e Estado para dialogar e elaborar as propostas.
– Para poder participar com direito a voto nas discussões da fase final o/a jovem deverá se cadastrar como delegado/a em alguma das fases preliminares.
Veja o vídeo da conferência: