A pintura azul escura que o FW36 exibiu nos testes da pré-temporada em Jerez de la Frontera e no Bahrein era provisória, apenas um aquecimento para o início do campeonato. Quando a briga pelo título mundial começar de verdade, dia 16 de março, na Austrália, o novo carro de Felipe Massa e Valtteri Bottas vai despertar a nostalgia dos mais saudosistas.
Nesta quinta-feira, durante um evento de apresentação oficial para a temporada 2014 em Londres, Inglaterra, a Williams anunciou a parceria com a fabricante de bebidas Martini, resgatando uma tradicional decoração branca com listras nas cores azul e vermelho, que fez sucesso no automobilismo mundial e em outras equipes na Fórmula 1 nos anos 1970. Com o acordo de “múltiplos anos” com o novo patrocinador master, o nome completo da “Williams F1 Team” passa a ser “Williams Martini Racing”.
A nova patrocinadora é mais uma das dezenas de novidades que a Williams, uma das mais tradicionais e vencedoras equipes da Fórmula 1, traz para este ano. A escuderia de Grove, que amargou em 2013 uma das piores temporadas de sua história, apostou na experiência de Felipe Massa para liderar o time, reformulou seu quadro de funcionários e fechou diversos acordos comerciais em busca da retomada dos caminhos de glória. O investimento parece que surtirá efeito: Felipe Massa foi o mais rápido das semanas de testes de pré-temporada no Bahrein.
– A temporada de 2014 será fascinante, com as mudanças de regulamento dessa escala provocando uma chacoalhada no grid e criando oportunidades para times darem um passo à frente. Durante esse intervalo, provamos nossa ambição ao fazer inúmeras mudanças positivas. Nós temos uma nova dupla, novos profissionais e um grande número de parceiros comerciais – celebrou Sir Frank Williams, fundador e chefe do time que carrega seu sobrenome.
No evento em Londres, além de exibir a nova pintura, a Williams apresentou os novos macacões de seus pilotos para 2014. Os titulares Felipe Massa e Valtteri Bottas tiveram a companhia do brasileiro Felipe Nasr, novo piloto reserva do time, além de Susie Wolff, pilota de desenvolvimento. Todos devidamente trajados com o uniforme branco, azul e vermelho.
Nas imagens divulgadas, é possível perceber também que Massa e Bottas poderão usar layouts próprios para seus números na F-1, que passam a ser fixos a partir deste ano. O brasileiro divulgou recentemente o desenho de seu 19. O finlandês usou o 77 para usar na grafia de seu nome “Bo77as”.
No bico do carro, o tradicional tributo a Ayrton Senna continua. Dessa vez, porém, o tradicional “S”que a escuderia sempre carregou como uma dívida eterna ao tricampeão morto em 1994 ao volante de um carro da equipe, dá lugar ao logo oficial das homenagens pelos 20 anos sem o ídolo brasileiro.
(Foto: Tributo a Ayrton Senna no bico do carro)