Depois de um bom tempo de especulação, é oficial: o Google realmente está levando o Android para a área de tecnologias vestíveis. A empresa anunciou nesta terça-feira, 18, o Android Wear, uma versão do sistema operacional móvel criada pensando em dispositivos de vestir, como relógios inteligentes.
Inicialmente, os smartwatches são o foco no projeto, e o Google já divulgou um vídeo mostrando como ficará a interface do sistema em relógios. O projeto ainda está em fase conceitual, e a empresa busca atrair mais desenvolvedores antes de lançar o projeto, mas já dá para ter uma ideia de como ficará no vídeo abaixo.
A empresa diz, por meio do blog oficial, que o Android Wear, semelhante ao Android “de bolso”, mostrará sugestões e informações importantes, como o Google Now ja faz. Ele também terá aplicativos, permitindo que o usuário receba notificações de rede sociais e apps de bate-papo.
O Android Wear responderá ao comando “Ok, Google”, que permite que o usuário fale com o relógio para fazer perguntas ou buscas e receba respostas ou sugestões de páginas. O comando também permite que o usuário abra um aplicativo, envie uma mensagem, ou chame um táxi pela internet, apenas com um comando de voz.
O Google também promete que o Android Wear será um bom modo de o usuário se manter em dia com os excercícios, e permitirá que o relógio de pulso controle outros dispositivos, com integração com celular ou a televisão, via Chromecast.
Resta saber até onde o Google pretende investir na tecnologia de vestir. Os rumores dizem que, além do sistema operacional, a empresa tem planos de lançar um relógio inteligente próprio, que seria produzido pela LG.
O Google confirmou que o Android Wear será lançado ainda em 2014, assim como os primeiros aparelhos que rodam o sistema.
[youtube youtubeurl=”QrqZl2QIz0c” ][/youtube]