A Honda trabalha com robôs humanoides desde a década de 1980 e desde 2000 apresenta, anualmente, melhorias no modelo mais recente chamado Asimo. Lançado há 14 anos, o robô sofreu um acidente, em 2006, ao cair quando tentava subir uma escada em uma apresentação em Tokyo. Nessa quarta-feira (15) ele reapareceu em público, durante a International Auto Show, onde mostrou estar mais ágil e com movimentos mais suaves.
Asimo correu pelo palco, pulou, subiu e desceu uma escada, sem cair, além de abrir uma garrafa de suco para servi-lo em um copo. Com ele a Honda pretende criar um produto voltado para pessoas com deficiência, que o utilizariam para ajudar em tarefas cotidianas na casa.
Como robôs humanóides podem causar certo desconforto em algumas pessoas, há um esforço da fabricante para programar ações que o tornem mais amigável. Ao levar chá para uma mesa, por exemplo, Asimo olha para os presentes, antes de servi-los, como um ser humano faria.
A empresa agora pretende melhorar a compreensão de comunicação não verbal do Asimo, para reconhecer felicidade, tristeza e linguagens de sinais.
Fonte: Mashable