última visita de Jérôme Valcke à Arena da Baixada, o secretário-geral da Fifa se reuniu com representantes do governo estadual e municipal, além do Atlético-PR, para verificar o andamento das obras no local. Entre suas decisões, duas importantes: a entrega até dia 13 de maio e um jogo-teste no dia seguinte.
Em seu último contato com a cidade de Curitiba, quando a cidade foi reafirmada como uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo, Valcke escutou da comitiva paranaense de que o estádio seria entregue no dia 30 de abril. Se tivesse atraso – o que aconteceu, a Arena estaria pronta no dia 15 de maio. Com a greve de operários há duas semanas, o cronograma atrasou e chegou a se cogitar o local pronto no dia 22, quando a Fifa assume o palco com exclusividade.
Durante seu discurso na coletiva de imprensa, o dirigente da entidade máxima do futebol ainda demonstrou certa preocupação com o estádio e voltou a criticar o atraso. “Sou aquele que fala as coisas negativas, esse é meu papel dentro da entidade. Não se falta pouco trabalho para ser feito aqui”, constatou.
Durante o encontro antes do tour pela Arena da Baixada, os responsáveis pela obra mostraram o andamento, mostrando o que evoluiu e o que ainda precisa ser feito – colocando as urgências. Jérôme Valcke admite alguns atrasos, mas quer o estádio entregue no dia 13.
“Estamos no caminho certo. A entrega vai ser um sucesso”, aposta Mario Celso Cunha, coordenador dos assuntos da Copa do Mundo. “Confiamos no Atlético-PR, Governo e Prefeitura para que tenhamos uma Copa que se espera de Curitiba. Sou otimista, mas somente quando vejo muito trabalho e esforço, como está sendo feito aqui”, complementa Aldo Rebelo, Ministro do Esporte.
O clube rubro-negro segue a mesma linha e vê o momento final como um alívio. “Estamos correndo contra o tempo. Por isso, o encontro nesta terça-feira foi tão importante. Felizmente estamos chegando ao momento final. Estamos felizes, pois teve muita luta, desgaste, mas o que fica é essa obra maravilhosa que fizemos”, comemora Mario Celso Petraglia.
Com 96% das obras concluídas, de acordo com secretário-municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, a Arena da Baixada terá, pelo menos, mais um jogo-teste. O pedido é do Jérôme Valcke, que quer esse evento para promover a capacidade da cidade em organizar um jogo com capacidade máxima.
No final de março, um jogo entre Atlético-PR e J. Malucelli foi feito para 10 mil pessoas. Agora, a Fifa quer com casa cheia. “A ideia era receber o estádio pronto em dezembro de 2013. Era tempo suficiente para fazermos os testes. Infelizmente, não será possível tudo isso”, lamentou Valcke.
Porém, confirmou 14 de maio, um dia após a entrega, para ser feita. “Aqui teremos apenas um com lotação máxima. É uma data importante. Temos que garantir que tudo funcionará bem para os fãs aproveitarem a Copa 2014 em Curitiba”, afirma o secretário-geral.
O adversário ainda não está definido. O Atlético-PR, inclusive, estuda realizar dois jogos-testes, com receio de que não consiga entregar tudo a tempo no dia 13. “Ainda não tem adversário definido e vamos divulgar nos próximos dias. Se for possível, teremos um jogo com capacidade total no dia 13. Caso contrário, outro será feito até dia 21, com 100% pronto”, declarou Petraglia, mandatário do clube paranaense.