Conforme os rumores apontavam, a Apple tem planos para casas inteligentes. A empresa revelou uma nova plataforma chamada HomeKit, que criará uma central organizada para automação doméstica e controle de iluminação, trancas, sistemas de segurança, e etc.
O recurso foi apresentado nesta segunda-feira, 2. Segundo a empresa, o motivo é que várias fabricantes já faziam objetos inteligentes, mas cada um dependia de seu próprio aplicativo. Conforme a coleção de aparelhos conectados crescia, aumentava a confusão no smartphone do usuário.
O recurso abre espaço para uma casa mais inteligente. Por exemplo: ao se aproximar da porta, ela reconhece seu iPhone e se abre automaticamente; ao entrar em casa, as lâmpadas se acendem e uma música começa a tocar no sistema de som. Pode ser um primeiro passo para a empresa no espaço das casas inteligentes.
Com o HomeKit, haverá um espaço organizado para que estas informações se concentrem, evitando confusão. A plataforma responderá ao Siri e permitirá a visualização de dados como a temperatura da casa, conferir se a porta está trancada, etc, se os dispositivos forem conectados ao iPhone.
A Apple diz também que criou um sistema de pareamento inteligente e seguro, que faz com que estes aparelhos sincronizem apenas com um iPhone, evitando que outras pessoas mal-intencionadas consigam acesso à porta da sua casa, por exemplo.