A chinesa Geely lançou nesta terça-feira em Montevidéu, no Uruguai, o segundo carro da marca a ser comercializado no Brasil. Com design inspirado no urso panda, o GC2 será fabricado na planta da montadora em Montevidéu e custará R$ 29,9 mil. Atualmente, a fabricante vende no País apenas o sedã EC7, lançado em janeiro deste ano.
A intenção da marca é atrair o público brasileiro com o visual do modelo, além dos já tradicionais itens de série que equipam os carros chineses. O carro realmente lembra o famoso urso asiático, que já foi, inclusive, personagem principal de uma animação infantil. Os faróis dianteiros lembram muito os olhos do animal, com a grade frontal se assemelhando à boca. Na parte traseira do carro, a lanterna é em forma de pata de urso.
“Como na China e nos países do sudeste asiático, no mercado brasileiro a proposta do GC2 é ser um eficiente carro urbano, com visual atraente e alegre e um conjunto de powertrain capaz de atender ao tráfego pesado dos grandes centros”, afirmou Ivan Fonseca e Silva, presidente da Geely Motors do Brasil.
O hatch sub compacto é equipado com motor de três cilindros em linha de 1.0 litro, capaz de desenvolver 68 cavalos de potência. A transmissão é manual de cinco marchas. O veículo pode ser abastecido apenas com gasolina, mas os motores flex já estão em fase de homologação – de acordo com a montadora, devem equipar os modelos até o final de 2014.
A suspensão dianteira possui molas helicoidais e amortecedores a gás. O GC2 possui 3,5 metros de comprimento, 1,6 metro de largura e 1,4 metro de altura e, de acordo com a Geely, pode levar até cinco ocupantes.
Entre os principais itens de série do modelo estão ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento, travas elétricas, regulagem elétrica do farol, além de central multimídia com sistema de som. O carro, que chega às concessionárias na próxima semana, estará disponível nas cores amarelo, branco, preto, vermelho e prata.
Por enquanto, a linha de produção do GC2 produz apenas dez veículos por dia.
Atualmente, a Geely possui duas concessionárias abertas no País, uma em Porto Alegre (RS) e uma em São José do Rio Preto (SP) – outra loja deve abrir as portas em Porto Alegre nos próximos dias.
De acordo com a marca, ainda neste ano serão inauguradas outras 15 concessionárias em cidades como Natal (RN), Camboriú (SC), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A marca também anunciou que pretende montar uma fábrica no Brasil. Contudo, o local e o investimento feito não foram divulgados – a fabricante deve apresentar os dados concretos no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. A princípio, 40% dos investimentos seriam feitos pelos executivos que detêm o direito da marca no Brasil, enquanto os chineses entrariam com 60%.
Fonte: Terra