Grupo de alunos conseguiu liminar na Justiça para fazer a próxima prova.
Pela regra da universidade, candidatos devem concluir 3º ano até junho.
A Universidade de Brasília, no Distrito Federal, afirmou nesta segunda-feira (11) que vai recorrer da decisão da Justiça que permitiu a inscrição de 60 alunos no vestibular mesmo sem terem o certificado de conclusão do Ensino Médio. A instituição passou a exigir a comprovação a partir deste certame.
Pelo novo modelo, o candidato deve anexar cópia do certificado de conclusão do curso no momento da inscrição. Quem está cursando o ensino médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas tem previsão de término até junho, deve anexar uma declaração da escola. Alunos que não concluíram o ensino médio e estão matriculados até o fim do ano só podem participar do vestibular como treineiros.
O estudante Pedro Henrique Parcianello está no 3º ano, mas quer tentar passar para medicina na prova do mês que vem. Para ter o direiro de fazer a inscrição sem ter acabado o ensino médio, Parcianello e outros alunos decidiram se aliar à Associação de Familiares e Estudantes Aprovados na UnB.
A entidade conseguiu uma liminar no Tribunal Regional Federal que derrubou a nova regra da UnB na última sexta (8). A medida beneficiou apenas alunos ligados à organização, que afirma que a pré-determinação da universidade é ilegal.
Para o pai de uma estudante de 17 anos que conseguiu uma liminar antes das inscrições terminarem na semana passada, Silvone Assis, a filha está preparada para entrar na universidade. A prova está prevista para os dias 6 e 7 de junho.
Fonte: g1