Foram 5.641,1 litros nos 4 primeiros meses de 2014, contra 4.796,6 agora.
Por dia, 150 bebês necessitam do alimento nas unidades neonatais.
A Secretaria de Saúde está promovendo a Semana Distrital de Doação de Leite Materno, com programação até o dia 28 de maio. Dados da pasta indicam que os bancos do DF arrecadaram 15% a menos de leite nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 5.641,1 litros contra 4.796,6.
“O ideal é que tenhamos no mínimo 1,5 mil litros por mês”, explica a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos. Ela diz que, por dia, cerca de 150 bebês necessitam de leite materno nas unidades neonatais da rede pública de saúde.
Durante o período, as regionais de saúde vão oferecer atividades diferenciadas. Planaltina terá massagem indiana para bebês. Em Sobradinho haverá teatro de fantoche apresentado pelos funcionários. No Paranoá, as mães doadoras serão levadas até a unidade neonatal, onde poderão conhecer crianças que recebem o leite doado. Todas as ações incluirão lanches, brindes e agradecimentos.
Para doar, as mães podem se dirigir a um dos três postos de coleta em Brasília – o de São Sebastião, o de Samambaia e o do Hospital São Francisco, em Ceilândia –, entregar o material a um dos bancos de leite ou ligar para o número 160, opção 4, e pedir que o líquido seja buscado pelo Corpo de Bombeiros.
A Secretaria de Saúde informa que todo leite recebido passa por um processo de controle de qualidade e pasteurização. O prazo de validade é de seis meses.
Durante a coleta, é importante lavar bem as mãos e prender os cabelos para evitar que os fios caiam no vidro. As mães precisam estar em perfeitas condições de saúde para doar. O leite deve ser acondicionado em vidros de boca larga e com tampa de plástico, fervidos previamente por 15 minutos. Após a coleta, o recipiente deve ser colocado imediatamente no freezer de casa, onde pode ficar no máximo 15 dias armazenado.
Fonte: g1