Tanto a PM quanto a organização estimaram a presença de 300 veículos.
Grupo se reuniu em frente ao Congresso Nacional durante audiência.
Membros do Cooperativa de Transporte Escolar e Turismo (Cootetur) fizeram uma manifestação na frente do Congresso Nacional na manhã desta quinta-feira (28) para protestar contra a padronização dos meios de transporte para ônibus. Tanto a Polícia Militar quanto a organização estimaram a presença de 300 vans no protesto.
O grupo saiu do estacionamento do Estádio Nacional de Brasília às 8h30 e chegou ao Congresso às 10h. Os veículos fecharam duas faixas do Eixo Monumental, causando transtorno no trânsito.
A cooperativa afirmou que veio ao DF acompanhar uma audiência pública para discutir “problemas” relacionados ao transporte escolar, como o projeto de lei 5.383/2013, que trata da padronização dos veículos e utilização do FNDE para capacitação de agentes municipais de forma a coibir o transporte clandestino.
“Somos contra a padronização. É um projeto muito ambicioso que o governo não tem dinheiro para fazer. Além disso, vai acabar com a categoria. Alguns pontos são bons como a regulamentação dos profissionais, mas a padronização, não. Tem lugares que precisa de barco, carroça, etc.”, explicou o representante da cooperativa Wagner Gomes.
Às 10h membros da manifestação entraram no plenário da Câmara dos Deputados para acompanhar a audiência. Por volta das 11h30, as vans começaram a deixar o local.
Fonte:g1