O sonho de fazer intercâmbio é grande, mas a grana é curta? Calma, não deixe que esse obstáculo vire um empecilho na hora de realizar o seu sonho. Para tudo tem um jeito e, pensando nisso, listamos seis formas de deixar o seu intercâmbio mais barato:
1. Fazer aulas em horários alternativos
Você sabia que algumas escolas de idiomas no exterior oferecem aulas em horários alternativos por preços mais acessíveis? Pois é, opar por cursos no período da tarde ou da noite pode ser uma vantagem.
2. Fugir dos destinos “da moda”
Que tal fugir dos destinos que estão em alta? Além de terem um custo de vida muito mais acessível, alguns destinos menos conhecidos também permitem que você explore e conheça lugares únicos e, muitas vezes, extremamente interessantes.
Que tal sair do óbvio e trocar um intercâmbio em Nova York por outro na Ilha de Malta, na Europa, ou até mesmo para a Cidade do Cabo, na África do Sul?
3. Viajar na baixa temporada
Anota aí essa dica: tanto companhias aéreas quanto as próprias escolas de idioma costumam fazer promoções em períodos de baixa temporada, garantindo assim, alunos o ano todo. As temporadas variam de região para região mas, em geral, os meses mais vantajosos costumam ser entre março e maio e de setembro a novembro.
4. Pesquisar escolas mais econômicas
Nem sempre a escola mais tradicional e conhecida é a melhor da cidade. Em muitos casos, há excelentes escolas de idioma com preços mais atrativos. Para te ajudar nessa economia (e garantir a excelência no ensino) a Descubra o Mundo classificou as escolas que oferecem o melhor custo-benefício como “Smart”.
5. Escolher uma agência de qualidade
Para fugir das armadilhas: PESQUISE! Procure comentários/reclamações na internet. Uma dica também é verificar se a agência é associada à Belta (associação que reúne agências de intercâmbio brasileiras) e, ao fim, priorize o melhor custo-benefício.
6. Escolher um país onde seja permitido trabalhar e estudar
Para te ajudar com a graninha extra, é sempre aconselhável que você busque por países que permitam o programa de estudo e trabalho. Além de te ajudar com as despesas, o trabalho também irá proporcionar contato maior com a língua e a cultura no local. Atualmente, são três os países (Austrália, Nova Zelândia e Irlanda) que permitem esse programa e, sem dúvidas, a Irlanda é o mais em conta.
Viu só? Grana curta não precisa virar um empecilho na hora de você realizar o seu sonho! Um bom planejamento e um ótimo suporte são fatores fundamentais para você curtir a melhor experiência da sua vida.