Com cavalgada, missa, jogos, apresentações folclóricas e o tradicional churrasco, evento relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, que aconteceu de 1835 a 1845
Gaúchos residentes no Distrito Federal e na região do Entorno se reúnem no domingo (13) para comemorar a Semana Farroupilha. Os festejos na capital do país começam com uma cavalgada, que sairá do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, às 9 h, em direção à Granja do Torto, onde, a partir das 11h, será realizada uma missa crioula . Às 13h, será servido um churrasco a moda costelão, a $ 35 por pessoa.
O evento é organizado pela representação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, com o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central. A programação inclui o domingo inteiro. Às 14h, haverá os Jogos Tradicionalistas e apresentações artísticas do folclore gaúcho. Já na quarta-feira (16), às 9h, será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 180 anos da Revolução Farroupilha, no plenário da Câmara dos Deputados.
República Rio-Grandense
A Semana Farroupilha é uma momento de culto às tradições gaúchas . Ela envolve toda a população do estado do Rio Grande do Sul nos locais organizados para festejos e participam também comércio, serviços públicos e instituições financeiras e das indústrias. É regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por Decreto do governo estadual. Relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, que aconteceu de 1835 a 1845.
O marco inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Nesse dia, liderando homens armados, estavam Gomes Jardim e Onofre Pires, que entraram em Porto Alegre pela ponte do bairro Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-riograndenses como o início da Revolução Farroupilha. Nsse movimento revolucionário durou 10 anos mostrou os ideais liberais, federalistas e republicanos proclamaram a República Rio-Grandense.