Pelo menos 50 pessoas doaram cabelos durante ação nesta tarde. Iniciativa também ocorrerá amanhã (20) e na próxima semana, nos dias 26 e 27
Nesta segunda-feira (19), cerca de 50 pessoas doaram mechas de cabelo no primeiro dia da campanha solidária Corte e Compartilhe. A ação da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), em parceria com a iniciativa privada, ocorreu na Estação Central do metrô e tem como objetivo arrecadar material para a confecção de perucas que serão entregues a pacientes com câncer de mama.
“É só cabelo, daqui a pouco ele cresce. Poder ajudar o próximo é o que vale neste momento”, disse a estudante de relações internacionais Larissa Silveira, de 26 anos, momentos antes de ter mais de 20 centímetros dos cabelos ruivos cortados. Ela garantiu que as lágrimas não foram de tristeza, mas de emoção.
Uma equipe de 20 alunos do Centro de Formação Profissional Hélio, do Instituto de Beleza Hélio, fez os cortes. Os voluntários também estarão disponíveis na terça-feira (20) e na semana que vem, nos dias 26 e 27, sempre das 17 às 19 horas, na Estação Central do metrô (Rodoviária do Plano Piloto). Nesse período, quem preferir pode levar a mecha já cortada. Basta que ela tenha, no mínimo, 10 centímetros de comprimento. Segundo o empresário e cabeleireiro Hélio Nakanishi, não há regras para doar. Pode ser cabelo cacheado, liso, ondulado, tingido ou com outro tipo de química.
Márcia Rollemberg, colaboradora do governo, esteve com o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, no lançamento da campanha. “Doar significa sensibilizar para a causa, falar que ela existe, participar e contribuir para que as pessoas superem os momentos difíceis”, enfatizou.
O material a ser arrecadado será entregue para a organização não governamental Rede Feminina de Combate ao Câncer Brasília, que confeccionará as perucas e as entregará a pacientes do Hospital de Base. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2014, foram 257 mortes de mulheres por câncer de mama no DF.
Outubro Rosa
A campanha do Metrô-DF faz parte das ações programadas para o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a doença em todo o mundo. Outras atividades serão desenvolvidas até o fim do mês. Na Vila Telebrasília, haverá mutirão para a realização de 150 exames clínicos na terça-feira (20). As interessadas devem apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde e o número do registro na Secretaria de Saúde, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Igreja Presbiteriana (Rua 4). Se houver necessidade, a paciente será encaminhada para o Centro de Saúde nº 7, na 612 Sul, para mais exames.
Na unidade de Mastologia do Hospital de Base do DF, haverá a partir de amanhã atendimento a 400 mulheres que tinham marcado consultas em mutirão no início do mês.
Corte e Compartilhe
20, 26 e 27 de outubro de 2015
Das 17 às 19 horas
Estação Central do metrô — Rodoviária do Plano Piloto
Mais informações: 3353-7077