Marco Antônio Nunes assume PM e substitui coronel Florisvaldo César. Subsecretária Márcia Alencar assume Segurança Pública, vaga há 2 meses.
A subsecretária de Segurança Cidadã e psicóloga Márcia Alencar é a nova secretária de Segurança Pública do Distrito Federal. O nome foi anunciado nesta quarta-feira (6) pelo governador Rodrigo Rollemberg, em cerimônia no Palácio do Buriti. O governador também anunciou que o atual chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Nunes, assume o comando-geral da corporação.
Envolvido no conflito que causou a saída de Trindade, o atual comandante da PM, coronel Florisvaldo César, deixa o cargo a partir desta quarta. Em novembro, ele chegou a colocar o cargo à disposição de Rollemberg, mas o pedido de demissão foi rejeitado pelo governador. Ele passou um ano no posto máximo da corporação no DF.
“Eu não aceitei. Ele assume que a decisão da operação da última quarta-feira [28] foi pessoal do comandante da PM. Porém, deixei registrado que operações com esse nível de repercussão precisam ter autorização do governador. [Mas] O trabalho que vem sendo desenvolvido na área de segurança pública é positivo”, disse Rollemberg à época.
No anúncio desta quarta, o governador declarou que as mudanças na gestão foram decisões tomadas por ele. “Entendemos que é sempre bom renovar”, afirmou. Rollemberg também disse ter “muita confiança na capacidade das polícias” do DF. “Tenho convicção de que temos a melhor polícia do Brasil. Vamos continuar aprimorando para ter uma polícia cidadã.”
Perfis
A nova secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar Araújo, é pernambucana, psicóloga e bacharel em Direito. Ela é mestre em sociologia, com formação em gestão pública. Ela já trabalhou para o Ministério da Justiça e para as Nações Unidas. Ela foi ainda secretária-executiva de Segurança Cidadã de Jaboatão dos Guararapes (PE).
O coronel Marco Antônio de Oliveira Nunes, novo comandante-geral da PM, é mestrando em ciência política, pós-graduado em direito penal, direito processual penal e fundador do Instituto Superior de Ciências Policiais. É bacharel em direito e em segurança pública. Dentro da corporação, foi secretário-geral, chefe do Centro de Inteligência da PM, chefe do Estado Maior e subcomandante-geral.