Número é 9% maior do que os 18,1 milhões do ano anterior, diz Inframerica. Foram 186 mil pousos e decolagens e média diária de 509 voos no período.
O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, recebeu 19,8 milhões de passageiros em 2015, número 9% maior do que os 18,14 milhões de usuários do ano anterior, informou a Inframerica, concessionária que administra o terminal. Foram 186.377 pousos e decolagem durante o período.
“Em três anos de administração passamos de pouco mais de 15 milhões para quase 20 milhões de passageiros, uma progressão de mais de 30%. A explicação para essa transformação foi o nosso investimento no desenvolvimento de nova infraestrutura, que criou mais áreas de embarque e mais posições de pátio para as aeronaves”, afirma o presidente da Inframerica, José Luis Menghini. Ele afirma que a expectativa é que em 22 anos o aeroporto receba 41 milhões de passageiros.
Entre os fatores apontados pela concessionária para o crescimento do terminal estão a localização e as obras de reforma e ampliação. Em 2015, 47% dos usuários estiveram no terminal em conexão para outras regiões. As mais procuradas foram Sudeste e Nordeste.
Os meses de maior movimentação em 2015 foram julho, com 1,91 milhão de usuários, e janeiro, com 1,80 milhão. A média de fluxo diário foi de 54 mil pessoas. Os dias de maior movimento foram 20 de julho e 4 de setembro, quando 70 mil passageiros passaram pelo aeroporto.
Ano novo
O ano de 2016 começou com filas no aeroporto. Os passageiros se acumulavam até o lado de fora do terminal. Foram 3,6 mil pessoas embarcando em apenas duas horas. A Inframerica estima que 1,87 milhão de passageiros tenham passado pelo terminal entre 10 de dezembro de 2015 e 10 de janeiro de 2016. São 58 mil usuários por dia no aeroporto. A previsão é de que o fluxo seja 5% maior que no mesmo período do ano anterior.
“Desde o início de dezembro, funcionários do balcão de informações, limpeza, segurança e manutenção estão trabalhando em regime de plantão”, informou a Inframerica. “A concessionária também contratou mais funcionários para melhor atender os usuários, instalou 1,8 mil novas tomadas nas salas de embarque e capacitou os atendentes de balcão.”