Manifestantes na DF-001 impediram a entrada de máquinas da Agefis. Agência diz que operação era para apreender materiais de construção.
Moradores do Assentamento 26 de Setembro e do condomínio Cooperville, entre as regiões administrativas de Brazlândia e Taguatinga, protestaram na DF-001 na manhã desta quinta-feira (28) contra uma operação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). Os moradores fecharam a uma das faixas da via que dá acesso ao assentamento.
A Agefis disse que a operação é para apreensão de materiais de construção do local e demolição de um galpão de madeiras pré-moldadas. A Polícia Militar relatou que a manifestação foi pacífica. A corporação diz que cerca de 300 pessoas participam do movimento.
Os moradores dizem que foram assentados pelo ex-governador do DF Cristovam Buarque, em 1996. Segundo eles, cerca de 2,4 mil famílias vivem no local. “Pagamos luz, IPTU e há coleta de lixo regularmente. Como que a Agefis pode dizer que somos irregulares? Fomos colocados aqui pelo próprio governo. Não invadimos a área. “
O protesto paralisou a entrada das máquinas que iriam fazer a retirada de materiais no início da rodovia. Os manifestantes liberaram a via por volta de 10h20 e voltaram para o condomínio pelo acostamento.