Servidores se juntam aos outros 595 pediatras que atuam na rede pública. Obstetrícia de Santa Maria deve funcionar nas próximas semanas, diz Saúde.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal deu posse a 36 pediatras nesta segunda-feira (1º). De acordo com a pasta, os profissionais preenchem vagas desocupadas e vão se juntar aos 595 outros servidores da especialidade. Com a chegada dos novos profissionais, a secretaria estima reabrir o centro de obstetrícia do Hospital Regional de Santa Maria nas próximas semanas.
Os profissionais serão lotados em oito centros de saúde. O secretário de Saúde, Fábio Gondim, reconheceu que existe déficit na área de pediatria, mas não soube informar de quanto é.
“Existe um déficit, mas ele não é um déficit absolutamente identificado. Há algumas carreiras onde tem uma dificuldade muito grande”, afirmou, mencionando o setor de pediatria. O secretário afirmou que o aumento de carga horária e redistribuição de profissionais pode melhorar o quadro atual na área da saúde pública.
Recém-empossada, a pediatra Fabiane dos Santos afirmou estar “apreensiva” em começar trabalhar no Hospital Materno-Infantil de Brasília. “As condições de serviço são desfavoráveis. Falta estrutura, equipe, segurança e material”, disse a médica, que já trabalhou naquele centro temporariamente.
Leitos inativos
A nomeação ocorreu no mesmo dia em que o G1 mostrou que quase 22% dos leitos de UTI da rede pública estão inativos, de acordo com a secretaria. Das 353 unidades disponibilizadas, 78 estão sem funcionamento.
Segundo a pasta, os motivos são a falta de profissionais e manutenção dos quartos. No dia 29 de janeiro, havia 92 pessoas na fila por vaga em UTI. Nesta segunda (1º), são 102 pacientes na fila.
Confira abaixo em que unidades serão distribuídos os novos médicos:
Hospital de Base do Distrito Federal: 1
Hospital Materno-Infantil de Brasília: 3
Hospital Regional de Ceilândia: 12
Hospital Regional do Gama: 2
Hospital Regional do Paranoá: 2
Hospital Regional de Sobradinho: 6
Hospital Regional de Santa Maria: 4
Hospital Regional de Taguatinga: 6