‘Cinema humanista’ traz 22 filmes ao CCBB, de quarta a segunda, até dia 29. Premiados em Cannes, cineastas são tema de debate com curadora no dia 15.
O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe até 29 de fevereiro a mostra “Cinema Humanista – Irmãos Dardenne”, com 22 filmes dos cineastas belgas Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne. A retrospectiva pode ser vista de quarta a segunda, com três sessões aos sábados e domingos e duas sessões nos dias de semana. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Entre os filmes em cartaz, estão “Rosetta”, de 1999, e “A criança”, de 2005, ambos premiados com a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Outra produção de destaque é “A promessa”, de 1996, que conquistou o prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio (veja programação completa abaixo).
A mostra exibe outros longas da dupla que conseguiram outros prêmios em Cannes, como “O Filho” (2002), que rendeu os prêmios de melhor ator e do júri ecumênico, “O Silêncio de Lorna” (2008), eleito melhor roteiro, “O garoto de bicicleta” (2011), que levou o grande prêmio do júri, e “Dois dias, uma noite” (2014), outro prêmio do júri ecumênico, que deu a Marion Cotillard oito premiações como melhor atriz.
Um dos destaques do festival é a produção documental da dupla, inédita no Brasil e de rara circulação no circuito cinematográfico. Os filmes foram realizados entre 1979 a 1983 e retratam situações como a vida de exilados, greves, jornais clandestinos de trabalhadores e rádios livres na Europa.
Fazem parte deste período “Lições de uma universidade voadora”, “Quando o barco de Léon M. desceu o rio Meuse pela primeira vez”, “Dar fim à guerra, os muros precisam cair”, “R… sem resposta” e “Olhe para Jonathan/Jean Louvet, sua obra”, que trata do escritor e dramaturgo belga Jean Louvet.
Luc e Jean-Pierre Dardenne são considerados mestres do drama social e dois dos principais nomes do cinema contemporâneo. Artistas de um estilo próprio, eles têm o trabalho marcado pelo naturalismo, despojamento estético, ausência de trilha sonora e a câmera muito próxima dos atores, com minimalismo narrativo, sem concessões para o espectador.
O público também pode ver filmes em que os cineastas atuaram como produtores, como “À procura de Eric” (2009), do britânico Ken Loach, e “Além das montanhas’ (2012), do romeno Cristian Mungiu – ambos premiados em Cannes.
Outras atrações são “Madonas” (2007), da alemã Maria Speth, que rendeu o prêmio de melhor atriz para Sandra Hüller no Festival Internacional de Mar Del Plata; “Ferrugem e osso” (2012), dirigido pelo francês Jacques Audiard e estrelado por Marion Cotillard, eleito melhor filme no BFI – Festival de Cinema de Londres; e “O diário de uma camareira” (2015), do francês Benoît Jacquot, estrelado por Léa Seydoux.
‘Instigante’
A curadora Caru Alves de Souza afirma que viveu um grande impacto quando assistiu pela primeira vez uma obra da dupla. A produção foi “O filho” e levou a cineasta a tentar entender o processo de criação quando ela começou a trabalhar com a sétima arte.
“Aquele pedaço de corpo grudado numa parede branca, com pouca luz recortada, escondendo mais do que revelando, numa duração que na época me parecia interminável, me instigou de tal maneira que quando comecei a dirigir filmes voltei aos Dardenne para entender como eles haviam feito aquele – e outros filmes deles.”
Caru foi vencedora do Festival do Rio com o filme “De menor”. Ela também dois curtas-metragens de ficção: o infantil “O mundo de Ulim e Oilut’, exibido no Chicago Children Film Festival, e “Assunto de família”, selecionado para festivais nos Estados Unidos, França, Suécia, Holanda, Dinamarca, Suíça, Espanha, Itália, Austrália, Israel, Portugal, Rússia, China e Colômbia.
A artista também assina a direção dos documentários televisivos “Mascarianas”, sobre o fotógrafo Cristiano Mascaro, e “Vestígios”, que aborda a realidade de duas comunidades do interior de Minas Gerais que lidam com seu passado de maneiras diferentes. A última produção faz parte da série “Voilà Brasil”. Atualmente, a cineasta prepara seu segundo longa-metragem, “Bagdá”.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (10)
19h – “O Garoto da Bicicleta” (“Le Gamin au Vélo”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França/Itália, 87 min, cor, 2011, classificação indicativa: 14 anos)
21h – “A Criança” (“L’Enfant”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 95 min, cor, 2005, classificação indicativa: 12 anos)
Quinta-feira (11)
18h – “O Filho” (“Le Fils”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 103 min, cor, 2002, classificação indicativa: 12 anos)
20h – “Além das Montanhas” (“Dupa Dealuri”) – Cristian Mungiu (Romênia/França/Bélgica, 150 min, cor, 2012, classificação indicativa: 14 anos)
Sexta-feira (12)
18h40 – “A Criança” (“L’Enfant”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 95 min, cor, 2005, classificação indicativa: 12 anos)
20h40 – “O Exercício do Poder” (“L’Exercice de L’Etat”) – Pierre Schoeller (França/Bélgica, 115 min, cor, 2011, classificação indicativa: 16 anos)
Sábado (13)
16h50 – “O Garoto da Bicicleta” (“Le Gamin au Vélo”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França/Itália, 87 min, cor, 2011, classificação indicativa: 14 anos)
18h40 – “O Filho” (“Le Fils”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 103 min, cor, 2002, classificação indicativa: 12 anos)
20h40 – “À Procura de Eric” (“Looking for Eric”) – Ken Loach (Grã-Bretanha/França/Itália/Bélgica/Espanha, 116 min, cor, 2009, classificação indicativa: 14 anos)
Domingo (14)
15h30 – “O Exercício do Poder” (“L’Exercice de L’Etat”) – Pierre Schoeller (França/Bélgica, 115 min, cor, 2011, classificação indicativa: 16 anos)
17h40 – “À Procura de Eric” (“Looking for Eric”) – Ken Loach (Grã-Bretanha/França/Itália/Bélgica/Espanha, 116 min, cor, 2009, classificação indicativa: 14 anos)
20h – “Além das Montanhas” (“Dupa Dealuri”) – Cristian Mungiu (Romênia/França/Bélgica, 150 min, cor, 2012, classificação indicativa: 14 anos)
Segunda-feira (15)
19h – “O Mundo Corre” (“Il Court, Il Court, Le Monde”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 11 min, cor, 1987, classificação indicativa: livre) + “Falsch” – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (França/Bélgica, 82 min, cor, 1987, classificação indicativa: livre)
21h – debate, com a curadora Caru Alves de Souza e os críticos Cid Nader e Marcelo Miranda
Quarta-feira (17)
19h – “A Promessa” (“La Promesse”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 93 min, cor, 2005, classificação indicativa: 14 anos)
21h – “Rosetta” – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 94 min, cor, 1999, classificação indicativa: 14 anos)
Quinta-feira (18)
19h – “O Leite do Carinho Humano” (“Le Lait de la Tendresse Humaine”) – Dominique Cabrera (França/Bélgica, 94 min, cor, 2001, classificação indicativa: 14 anos)
20h50 – “O Silêncio de Lorna” (“Le Silence de Lorna”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França/Itália/Alemanha, 105 min, cor, 2008, classificação indicativa: 16 anos)
Sexta-feira (19)
18h30 – “Madonas” (“Madonnen”) – Maria Speth (Alemanha/Suíça/Bélgica, 125 min, cor, 2007, classificação indicativa: 14 anos)
21h – ”O Mundo Corre ” (“Il Court, Il Court, Le Monde”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 11 min, cor, 1987, classificação indicativa: livre) + “Falsch” – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (França/Bélgica, 82 min, cor, 1987, classificação indicativa: livre)
Sábado (20)
16h50 – Rosetta”- Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 94 min, cor, 1999, classificação indicativa: 14 anos)
18h40 – “A Promessa” (“La Promesse”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica/França, 93 min, cor, 2005, classificação indicativa: 14 anos)
20h30 – “Madonas” (“Madonnen”) – Maria Speth (Alemanha/Suíça/Bélgica, 125 min, cor, 2007, classificação indicativa: 14 anos)
Domingo (21)
16h40 – “Ferrugem e Osso” (“De Rouille et d’Os”) – Jacques Audiard (França/Bélgica, 120 min, cor, 2012, classificação indicativa: 14 anos)
19h – “O Leite do Carinho Humano” (“Le Lait de la Tendresse Humaine”) – Dominique Cabrera (França/Bélgica, 94 min, cor, 2001, classificação indicativa: 14 anos)
21h – “Dois Dias, Uma Noite” (“Deux Jours, Une Nuit”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 95 min, cor, 2014, classificação indicativa: 12 anos)
Segunda-feira (22)
18h40 – “Ferrugem e Osso” (“De Rouille et d’Os”) – Jacques Audiard (França/Bélgica, 120 min, cor, 2012, classificação indicativa: 14 anos)
21h00 – “O Diário de Uma Camareira” (“Journal d’une Femme de Chambre”) – Benoît Jacquot (França/Bélgica, 95 min, cor, 2015, classificação indicativa: 14 anos)
Quarta-feira (24)
19h50 – “A Linha de Frente” (“La Prima Linea”) – Renato de Maria (Itália/Bélgica/Grã-Bretanha/França, 100 min, cor, 2009, classificação indicativa: 14 anos)
21h50 – ”Quando o Barco de Léon M. Desceu o rio Meuse pela Primeira Vez” (“Lorsque le Bateau de Léon M. Descendit la Meuse pour la Primière Fois”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 40 min, cor, 1979, classificação indicativa: livre)
Quinta-feira (25)
19h50 – “R… sem Resposta” (“R… Ne Répond Plus”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 52 min, cor, 1981, classificação indicativa: livre)
21h – “A Linha de Frente” (“La Prima Linea”) – Renato de Maria (Itália/Bélgica/Grã-Bretanha/França, 100 min, cor, 2009, classificação indicativa: 14 anos)
Sexta-feira (26)
20h30 – ”Para dar Fim à Guerra, os Muros Precisam Cair ” (“Pour que la Guerre s’Achève, les Murs Devaient s’Écrouler”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 52 min, cor, 1980, classificação indicativa: livre)
21h40 – ”Olhe para Jonathan/ Jean Louvet, sua Obra” (“Regard Jonathan/Jean Louvet, Son Oeuvre”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 57 min, cor, 1983, classificação indicativa: livre)
Sábado (27)
19h30 – ”Lições de uma Universidade Voadora ” (“Leçons d’une Université Volante”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 55 min, cor, 1982, classificação indicativa: livre)
20h40 – ”Quando o Barco de Léon M. Desceu o Rio Meuse pela Primeira Vez ” (“Lorsque le Bateau de Léon M. Descendit la Meuse pour la Primière Fois”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 40 min, cor, 1979, classificação indicativa: livre)
21h40 – ”Para dar Fim à Guerra, os Muros Precisam Cair ” (“Pour que la Guerre s’Achève, les Murs Devaient s’Écrouler”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 52 min, cor, 1980, classificação indicativa: livre)
Domingo (28)
19h10 – ”Olhe para Jonathan/Jean Louvet, sua Obra ” (“Regard Jonathan/Jean Louvet, Son Oeuvre”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 57 min, cor, 1983, classificação indicativa: livre)
20h30 – ”R…Sem Resposta ” (“R… Ne Répond Plus”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 52 min, cor, 1981, classificação indicativa: livre)
21h40 – ”Lições de uma Universidade Voadora” (“Leçons d’une Université Volante”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 55 min, cor, 1982, classificação indicativa: livre)
Segunda-feira (29)
19h00 – “O Diário de Uma Camareira” (“Journal d’une Femme de Chambre”) – Benoît Jacquot (França/Bélgica, 96 min, cor, 2015, classificação indicativa: 14 anos)
21h00 – “Dois Dias, Uma Noite” (“Deux Jours, Une Nuit”) – Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica, 95 min, cor, 2014, classificação indicativa: 12 anos)