Entidade vai definir as regras de funcionamento e uso do espaço. Área do parque se estende entre fim da Asa Norte e autódromo.
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou na manhã de sábado (23) o decreto que cria o conselho gestor do Parque Burle Marx. Formada por integrantes do Executivo e da sociedade civil, a entidade será responsável por definir as regras de funcionamento e uso do espaço.
“Esse grupo vai construir a melhor solução para o parque”, disse Rollemberg. “Sou uma pessoa apaixonada pelo cerrado, mas esse é um parque urbano e ele tem de servir também para o entretenimento, esporte e lazer.”
O texto assinado muda a categoria do Burle Marx (cuja área se estende do fim da Asa Norte até o Autódromo Internacional Nelson Piquet) de parque múltiplo uso para parque ecológico. A classificação garante à área maior conservação da vegetação nativa. Com a mudança, o local poderá receber recursos provenientes de compensações ambientais – contrapartida paga pelos responsáveis por um empreendimento ou por uma atividade que cause algum tipo de dano ao meio ambiente.
Infraestrutura
Rollemberg aproveitou a ocasião para falar dos investimentos previstos para o Noroeste. “Temos R$ 50 milhões no orçamento da Terracap [Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal] para infraestrutura do Noroeste.”
De acordo com o governador, no ano passado foram investidos R$ 20 milhões no setor. Também houve a inauguração da subestação de energia da área em fevereiro.