Terra, Mercúrio e sol ficarão alinhados; última ocorrência visível foi em 2006. Telescópios ganharão filtros protetores para a iniciativa, que é gratuita.
O Clube de Astronomia de Brasília promove gratuitamente nesta segunda-feira (9) uma observação do trânsito do planeta Mercúrio pelo disco do sol. A atividade acontece entre 8h e 11h no planetário, que fica no Eixo Monumental. Telescópios especialmente equipamentos com filtros protetores serão disponibilizados para a população.
Também haverá a presença de astrônomos amadores para tirar dúvidas de interessados. Durante o trânsito de Mercúrio pelo disco do sol, a Terra, Mercúrio e o sol ficam alinhados. O último trânsito visível da Terra foi em 2006.
A observação solar é muito perigosa sem proteção ou com proteção improvisada e ineficaz – como chapas de raios X, por exemplo. Por isso mesmo, este encontro com equipamento apropriado disponível é uma oportunidade única, afirma a organização do evento.
Além do trânsito de Mercúrio, que só acontece de forma visível da Terra novamente em 2019 e depois em 2032, será possível observar as manchas e outros detalhes do sol.