Trânsito muda no Setor Comercial Sul e causa confusão entre pedestres e motoristas
O trânsito no Setor Comercial Sul (SCS) e Setor Hoteleiro Sul sofreu modificações permanentes nesta segunda (9). Para que as intervenções fossem efetivadas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) realizou um estudo durante dois anos para apontar as medidas mais viáveis a serem aplicadas. Apesar disso, uma série de conflitos foram flagradas durante a travessia de transeuntes na faixa de pedestres, na via que liga o SCS à Galeria dos Estados.
Seis semáforos foram instalados nas faixas de pedestres das vias internas do Setor Comercial. Durante o tempo que permaneceu no local, a reportagem do JBr. flagrou pedestres e condutores ignorando o sinal. “Se vocês não respeitam, eu vou respeitar”, esbravejou um condutor irritado com os pedestres que atravessavam a faixa no momento que o sinal estava vermelho para a passagem.
“Ainda vai ter muito atropelamento nessa região. As pessoas precisam ser mais conscientes”, opinou o comerciário Adriano Soares. Ele diz que deve demorar mais para chegar ao trabalho. “No meu trajeto existem cinco semáforos, imagina se eu ficar retido em todos?!”, questionou.
Falhas
O administrador regional de Brasília, Marcos Pacco, garantiu que o tráfego na região ficará mais fluido. “Nós já prevíamos uma confusão inicial, como ocorre em todos os tipos de mudanças. Acreditamos que no decorrer dos próximos 30 dias a situação venha a melhorar tanto para condutores, quanto para pedestres”, disse.
Roberto Ambrósio trabalha na região e achou as mudanças positivas. No entanto, segundo ele, ainda há algumas falhas que precisam ser reparadas. “Um motorista precisou fazer um retorno na via W4 ao deixar a quadra 1 do Setor Hoteleiro. Para, em seguida, voltar para as quadras 4 e 5. Sair ficou bom, mas para entrar é complicado”, ponderou.
O Departamento de Trânsito trabalha no local com ações educativas e informes por meio de carrinhos de som e distribuição de panfletos com as orientações dos novos sentidos da pista. Ainda há movimentação de maquinário na construção do canteiro central da via S2, que divide o Setor Comecial e Setor Hoteleiro Sul. Em função disso, um congestionamento complicou a vida dos motoristas. Por volta das 10h, a velocidade média na via era de 10km/h.
Entenda as mudanças
A via entre as quadras 4 e 5 do Setor Comercial Sul passará a ter sentido norte-sul; a rua entre as quadras 5 e 6 terá fluxo na direção sul-norte. As quadras 3 e 5 e as quadras 2 e 3, passam a fluir nos sentido sul-norte e norte-sul, respectivamente.
Já no Setor Hoteleiro Sul, a via de mão dupla entre as quadras 1 e 2, passa a ter sentido único, norte-sul. A rua entre as quadras 2 e 3, também ganhará sentido único, sul-norte. As pistas que interligam as quadras, no entanto, continuam com mão dupla.
Marcos Pacco diz que as próximas medidas para o local é a revitalização de calçadas. “95% das calçadas estão quebradas. Vamos manter um relacionamento com os empresários para que cada um reforme a sua fachada e faça utilização de placas menores, para que seja reduzida a poluição visual no setor”. O administrador disse ainda que os proprietários estão dispostos a ajudar e que aguardavam apenas uma iniciativa do poder público.
Cerca de R$ 2 milhões já foram aplicados nas melhorias da estrutura da área. Segundo Pacco, é importante o apoio aos trabalhadores em bares e restaurantes da região. “Vamos incentivar o trabalho cultural no Setor Comercial para que seja um local mais utilizado durante os fins de semana, que é justamente o tempo em que não há problemas com estacionamentos”. Atualmente, ocorrem por lá a Quarta Musical e a Quinta Cultura. Além disso, é previsto um campeonato de skate para movimentar ainda mais o setor.
As próximas mudanças devem ocorrer também na parte estrutural do Setor Hoteleiro Norte e Sul, Rodoviária do Plano Piloto e Conic. As medidas fazem parte do pacote de revitalização da área central de Brasília, que conta com a colaboração de 16 órgãos.