Terreno pertence à Terracap e é destinado à produção de frutas e verduras. Presos ajudaram a retirar pertences dos invasores de dentro das residências.
Fiscais do governo do Distrito Federal realizam até sexta-feira (3) a derrubada de 188 casas construídas irregularmente no Trecho 3 do Sol Nascente, em Ceilândia. A área, de 60,97 hectares, pertence à Terracap e está destinada ao Projeto de Assentamento Distrital Santarém. De maneira regular, 24 propriedades já produzem frutas e verduras no local.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, a ocupação começou no início de 2015. O órgão afirma que os invasores foram avisados previamente sobre a destinação do terreno e a necessidade das remoções. A estimativa é que pelo menos 125 famílias morem no local. Algumas delas ergueram mais de uma moradia.
Não houve conflito na ação desta segunda, quando, segundo Agefis, foram retiradas 20 edificações de alvenaria, 560 metros de muros e duas bases prontas para receberem construções, além de 130 metros de cerca. A Caesb soterrou oito fossas sépticas e a Companhia Energética de Brasília (CEB) desligou 30 pontos clandestinos de captação de luz.
Cinco pessoas solicitaram caminhões da Novacap para a mudança dos móveis. O GDF informou que 29 presidiários, cedidos pela Fundação de Apoio ao Trabalhador Preso (Funap), auxiliaram na retirada dos pertences dos invasores de dentro das residências.