Entre os dias 29 de junho e 4 de setembro, as Galerias Picola I e II, da CAIXA Cultural Brasília, serão ocupadas por 40 obras da artista Vera Sabino. Confira!
Data: De 29 de junho a 04 de setembro
Hora: De terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS Quadra 4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa. (Módulo Galerias Picola I e Picola II)
Sobre o Panorama Vera Sabino
Entre os dias 29 de junho e 4 de setembro, as Galerias Picola I e II, da CAIXA Cultural Brasília, serão ocupadas por 40 obras da artista Vera Sabino, entre elas estão quadros do acervo da artista, de colecionadores particulares e de instituições públicas, e algumas inéditas, sendo algumas delas inspiradas na flora do cerrado. A mostra será apresentada dividida em quatro mundos do universo mítico-mágico da artista, na busca de exprimir as matizes folclóricas, de religiosidade e da natureza da obra de Vera, que são: “A Mulher”, “Os Santos”, “As Flores” e “O Bruxólico”, que estarão divididas por ambientações num convite ao visitante a embarcar nas cores e nas histórias da obra de Vera.
Sobre os “quatro mundos” de Vera Sabino, que permeiam suas pinturas, em Os Santos a artista traz telas envolvendo sua religiosidade e devoção ao divino e ao espiritual; já no O Bruxólico observa-se uma viagem ao mundo da magia e da inspiração nos folclores de Santa Catarina; em O Feminino, Vera retrata a mulher sob seu olhar particular; e em As Flores, estão alguns dos quadros feitos especialmente para esta mostra e que retratam a natureza de Brasília, onde Vera morou quando jovem.
Tendo poemas como ponto de referência, porém, sem se comportar como ilustradora, Vera transcende a linguagem da narração enquanto tal e reinventa mitos com humanidade e humildade. Ciente de que, no plástico processo das metamorfoses, a artista prefigura enigmas indecifráveis para os não iniciados nos temas do universo oculto. Este íntimo diálogo com a literatura se fará representado na exposição por meio de poemas de Semy Braga, marido da artista, e dos textos da escritora Michelline Barros, que assina, ao lado de Antonio Fasanaro, a curadoria da exposição. Para imergir ainda mais no universo de Vera Sabino, o visitante poderá assistir a um vídeo documentáriosobre sua trajetória, intitulado “A ilha em mim”, da cineasta Suélen Ramos Vieira Vale.
De temática figurativa e bastante colorida, Vera exibe técnica e traço inconfundíveis que transitam entre conteúdos em menção à cultura de sua cidade natal – Florianópolis. Com peças em acrílico sobre Eucatex e cores vivas em uma paleta singular, a artista retrata raízes da ilha de Florianópolis: sua colonização, fé, folclore, magia e a natureza do local, onde santos, mulheres, flores e as lendas da ilha compõem uma bela viagem.
Na intimidade de seu quarto/atelier, de janelas amplas e rodeado pela Mata Atlântica, Vera produz suas obras sob o colorismo vívido que aflora ao seu redor e faz reverberar os fervores da Ilha de Florianópolis em seus quadros. Quarto, porque é sobre uma grande e confortável cama que a artista trabalha, ambiente acolhedor que será retratado na exposição.
O projeto conta com ação educativa sob a coordenação e orientação da artista plástica brasiliense Sayuri Kudo. Um encontro aberto ao público em geral, no qual Sayuri vai abordar a arte em encadernação sanfonada feitas com as temáticas trabalhadas por Vera. Sayuri Kudo é responsável pelo projeto expográfico da exposição.
••••••••••
Ingressos
- Entrada Gratuita
Pontos de Venda
- Na hora e no local
Mais Informações
- Telefone: 3206-6456
- Classificação: 12 anos