Duplicação de rodovia e novas pontes devem beneficiar 200 mil pessoas. Orçado em R$ 207 milhões, projeto vai eliminar faixa reversa na DF-003.
As obras de construção do Complexo Viário Norte –que incluem a criação de uma via marginal à DF-003 e a “expansão” da Ponte do Bragueto – devem ficar prontas em dezembro de 2017 e beneficiar 200 mil pessoas que passam pela região diariamente. Quando concluído, o complexo vai eliminar a faixa reversa entre o Plano Piloto e a região de Sobradinho
Reiniciadas em junho último, a construção de seis faixas marginais nos dois sentidos da DF-003, que liga o Balão do Torto ao do Colorado, deve levar 17 meses para ser concluídas ao longo de um trecho de quase 6 km. A previsão é de construção de duas pontes marginais à Ponte do Bragueto. Toda a obra está orçada em R$ 207 milhões.
Segundo o DER, o projeto está dividido em dois lotes – um próximo ao balão do Colorado e outro na região da Ponte do Bragueto. Para o andamento da obra junto à ponte, o GDF aguarda o remanejamento de encanamento da Caesb e de fiação da CEB, o que deve ser feito em até três semanas, segundo o DER.
“A criação dessas seis faixas vai eliminar o funcionamento da faixa reversa. Nesta obra teremos dez viadutos e pontes para acessar os condomínios sem interferências no trânsito da rodovia que dá acesso às BRs 010, 020, 030 e 040”, afirmou o presidente do DER, Henrique Luduvice.
“É uma obra importante. Entre o Trecho de Triagem Norte e os balões do Torto e Colorado haverá 26 viadutos e pontes que vão melhorar a vida de quem mora na parte norte do DF”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.