São 34 produções até dia 1º; evento prevê master class; veja programação. ‘On the road’, ‘Naked lunch’ e inédito ‘American road’ estão entre atrações.
O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a partir desta segunda-feira (11) a mostra cinematográfica “Geração beat”, com filmes inspirados em obras do movimento que reuniu escritores e poetas a partir do fim dos anos 1950. São 34 produções em exibição até 1º de agosto, boa parte inédita no Brasil. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Entre as atrações estão adaptações de obras da “beat generation”, documentários sobre títulos e autores e produções com enredos que estabelecem um diálogo direto com a literatura do movimento.
A ideia do festival é mostrar como a sétima arte traduziu a revolução estética e comportamental provocada a partir da atuação de nomes como Allen Ginsberg, William S. Burroughs, Neal Cassady, Jack Kerouac e Gregory Corso.
A mostra do CCBB tem curadoria da produtora de cinema Roberta Sauerbronn. Os documentários no Brasil “Com amor, Carolyn”, de 2011, e “American road”, de 2013, estão entre as atrações inéditas no Brasil. A mostra tem também versões cinematográficas para “Mistérios e paixões” (Naked lunch), feito por David Cronenberg em 1991, e “On the road”, dirigido por Walter Salles em 2012.
Outra atração é o clássico sueco “Häxan – A feitiçaria através dos tempos”, filme de 1922 que foi relançado em 1968 com narração de William Burroughs. A mostra tem ainda uma seleção de curtas pouco conhecidos do diretor Gus Van Sant.
O movimento tem como algumas das principais características a escrita coloquial, com gírias e neologismos e uma escrita espontânea e visceral. Outra marca é a presença de personagens marginais, como andarilhos, garotas de programa e viciados, como protagonistas das histórias.
Esse tipo de literatura acabou influenciando não apenas a arte do período, mas também as gerações seguintes. Até mesmo em outras atividades, como a música, os ecos da geração beat são encontrados – o nome dos Beatles, por exemplo, os movimentos hippie e punk e as obra dos músicos Jim Morrisson e Bob Dylan e dos cineastas Wim Wenders e Jim Jarmusch, são inspirados pelos beatniks
Mais direta e desafiando o “american way of life”, eles buscavam oferecer uma uma nova maneira de ver o mundo, menos materialista e mais espiritualizada. A nova forma trazia um universo mais distante dos padrões, misturando álcool e drogas, sexo livre e jazz.
No dia 13 de julho, o poeta, ensaísta, crítico e tradutor Claudio Willer ministra master class sobre os principais nomes da geração beat. O paulistano é responsável pela tradução para o português de livros de escritores como Ginsberg, Kerouac, Lautréamont, Antonin Artaud.
Programação
Dia 11 (segunda-feira)
18h30: Chappaqua – Almas entorpecidas (Chappaqua) (82 min)
20h20: Mistérios e paixões (Naked lunch) (115 min)
Dia 13 de julho (quarta-feira)
18h: Master class com Claudio Willer (120 min)
20h30: Na estrada (On the road) (137 min)
Dia 14 de julho (quinta-feira)
19h: Próxima parada: bairro boêmio (Next stop: Greenwich Village) (111 min)
21h: Versos de um crime (Kill your darlings) (104 min)
Dia 15 de julho (sexta-feira)
19h: Os beatniks (Heart beat) (110 min)
21h: Com amor, Carolyn (Love always, Carolyn) (70 min)
16 de julho (sábado)
17h: Curtas e médias 1 (90 min)
19h: One fast move or I’m gone: Kerouac’s Big Sur (98 min)
21h: Big Sur (81 min)
17 de julho (domingo)
17h: Curtas e médias 2 (89 min)
19h: American road (108 min)
21h: Jack Kerouac: rei dos beats (Jack Kerouac: king of the beats) (78 min)
18 de julho (segunda-feira)
19h: Häxan – A feitiçaria através dos tempos (Häxan) (76 min)
21h: Uncle Howard (96 min)
20 de julho (quarta-feira)
19h: Burroughs: the movie (90 min)
21h: William S Burroughs: um retrato íntimo (William S Burroughs: a man within) (87 min)
21 de julho
19h: Uncle Howard (96 min)
21h: Me and my brother (91 min)
22 de julho (sexta-feira)
19h: Curtas e médias 3 (82 min)
21h: Wild combination: a portrait of Arthur Russell (71 min)
23 de julho (sábado)
16h: Viagem mágica (Magic trip: Ken Kesey’s search for a kool place) (107 min)
24 de julho (domingo)
16h: Drugstore cowboy (102 min)
25 de julho (segunda-feira)
19h: Big Sur (81 min)
21h: One fast move or I’m gone: Kerouac’s Big Sur (98 min)
27 de julho (quarta-feira)
19h: Os beatniks (Heart beat) (110 min)
21h: Com amor, Carolyn (Love always, Carolyn) (70 min)
28 de julho (quinta-feira)
19h: Drugstore cowboy (102 min)
21h: Os subterrâneos da noite (The subterraneans) (89 min)
29 de julho (sexta-feira)
19h: Häxan -A feitiçaria através dos tempos (Häxan) (76 min)
21h: Garota existencialista (Beat girl) (89 min)
30 de julho (sábado)
16h: Chappaqua – Almas entorpecidas (Chappaqua) (82 min)
31 de julho (domingo)
16h: Mistérios e paixões (Naked lunch) (115 min)
1º de agosto (segunda-feira)
18h: Na estrada (On the road) (137 min)
20h30: Próxima parada: bairro boêmio (Next stop: Greenwich Village) (111 min)
Curtas e médias 1 (90 min)
The Beats: an existential comedy (36 min), William S. Burroughs: the possessed (22 min), The discipline of D.E. (9 min), Ballad of the skelletons (5 min) e The Japanese Sandman (12 min)
Curtas e médias 2 (89 min)
Pull my daisy (30 min), This song for Jack (30 min), Towers open fire (10 min) e The cut-ups (19 min)
Curtas e médias 3 (82 min)
Six ’55 (17 min), William buys a parrot (2 min), Yelp: with apologies to Allen Ginsberg’s Howl (3 min) e Gang of souls: a generation of beat poets (60 min)