Vídeo mostra mulher e criança correndo das chamas que se alastravam. Fogo ‘avançou’ em 8 minutos e chegou a 6 m de altura, afirma morador.
Um incêndio de grandes proporções neste domingo (24) assustou moradores do condomínio popular Jardins Mangueiral, próximo a São Sebastião, no Distrito Federal. As chamas começaram em uma área de mata seca atrás do conjunto habitacional e chegaram a poucos metros das residências. O fogo começou por volta das 13h, e até as 18h43 não tinha sido apagado.
“No domingo, quase todo mundo fica aqui. Com o incêndio, teve gente já tirando os carros. Felizmente, ninguém precisou evacuar porque o fogo parou quando chegou até uma estrada de terra que separa o condomínio”, disse o militar, de 21 anos.
De acordo com a corporação, um efetivo de 50 militares foi deslocado. Nove carros e três aeronaves foram mobilizados para tentar combater o fogo.
Em paralelo, os bombeiros também foram chamados para apagar um incêndio florestal de média proporção na área da Chácara Onoyama, em Taguatinga Norte. Às 12h, dez militares e duas viaturas conseguiram extinguir o fogo por volta das 14h. Por causa da seca e do calor, as chamas voltaram a surgir às 16h15. Até as 18h43, os bombeiros continuavam tentando controlar o incêndio
Jardins Mangueiral
O condomínio Jardins Mangueiral é um empreendimento do programa Morar Bem. Ele é uma parceria público-privada orçada em R$ 1,33 bilhão. O conjunto habitacional é destinado a pessoas com renda de até 12 salários mínimos.
As casas têm área de 51 ou 68 metros quadrados e possuem dois e três quartos. Os apartamentos medem 46 metros quadrados, com dois quartos. Segundo a Secretaria de Habitação, pelo menos 4.462 pessoas já receberam as chaves.