São Paulo – Após diversas tentativas de vencer o Snapchat, o Facebook parece ter dado hoje a sua última cartada: está colocando no Instagram um recurso bem parecido com o Snapchat. Uma atualização do Instagram trará aos usuários o Instagram Stories.
Se você for um usuário de Snapchat, a simples menção a “histórias” pode ter soado um alarme na sua cabeça. Mas calma, isso foi só o começo.
“Conforme você compartilha diversas fotos e vídeos, eles aparecem juntos em formato de slideshow: sua história”, explica o Instagram em uma postagem em seu blog.
Para construir a sua história, o Instagram traz novos recursos. Entre eles estão colocar stickers nas fotos e nos vídeos, assim como desenhar sobre as imagens.
Ao contrário das publicações tradicionais no Instagram, não será possível curtir ou fazer comentários públicos. Caso o usuário queira enviar uma mensagem a quem publicou o conteúdo, será preciso fazer isso usando o Instagram Direct–também similar ao que acontece no Snapchat.
“Sua história utiliza as mesmas configurações de privacidade de sua conta. Se o seu perfil é fechado, sua história será visível somente para seus seguidores”, escreve a empresa.
Como se as similaridades já comentadas não bastassem, Instagram Stories ainda pega uma das principais características do Snapchat: as publicações desse tipo existirão somente por 24 horas. Depois disso, as fotos ou vídeos saem do ar.
O Instagram afirma que o novo recurso será liberado para usuários do app (Android e iOS) durante as próximas semanas.
Facebook x Snapchat
A briga entre Facebook e Snapchat não é nova. Há alguns anos, Zuckerberg teria oferecido 3 bilhões de dólares em uma tentativa de aquisição, que foi recusada pelos fundadores do aplicativo.
Depois disso, o Facebook se esforçou bastante para desenvolver um concorrente de peso para o aplicativo. Na lista estão apps como Poke e Slingshot.
Aparentemente, o último esforço da empresa é usar o Instagram para concorrer com o Snapchat. Em abril deste ano, alguns rumores haviam surgido sobre essa possibilidade.
Para a empresa de Zuckerberg, é importante fazer frente ao aplicativo queridinho dos jovens. De acordo com números, o Snapchat já tem 7 bilhões de vídeos por dia—número que compete com o Facebook, que tem 15 vezes mais usuários.