Pela primeira vez em cerca de três meses, a aproximação de uma frente fria no Centro-Oeste pode provocar chuva em várias regiões da capital nesta semana e colaborar para reverter a queda do volume de água nos reservatórios do Distrito Federal. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de sexta-feira (11/11), o brasiliense deve se preparar para sair de casa com o guarda-chuva. A previsão é de precipitações intensas, com trovoadas em áreas generalizadas.
O retorno do período chuvoso é aguardado com ansiedade pelos brasilienses, já que o os dois principais reservatórios do DF, Rio Descoberto e Santa Maria, continuam secando. Caso pelo menos um deles alcance nível abaixo de 20%, será adotado o regime de restrição.
A medição mais recente, realizada no domingo (6/11) pela Agência Reguladora de Águas (Adasa), apontou 21,03%. No sábado, o nível medido era de 21,38% e na sexta-feira de 21,73%. A barragem de Santa Maria está em 41,14%.“É uma frente fria que se forma na região Sul e avança para as áreas centrais do país. Com isso, traz a chuva que Brasília realmente está precisando”, disse o meteorologista Manoel Rangel.
Nesta segunda-feira (7), o céu permanece de parcialmente nublado a nublado, com possibilidades de pancadas isoladas. Os termômetros registraram temperatura mínima de 18°C durante a madrugada e devem chegar aos 29°C na parte da tarde, período mais quente do dia. A umidade relativa do ar fica entre 85% e 40%.