Mandatos são de três anos e se iniciam no dia 2 de janeiro de 2017. Pais, alunos e servidores devem levar documento com foto para participar.
Os novos diretores e vice-diretores das escolas públicas do Distrito Federal serão escolhidos nesta quarta-feira (23), por meio de eleição, nas 667 instituições. A votação vai começar às 7h30 e deve terminar às 21h30. Os resultados parciais serão divulgados após a apuração dos votos, em 28 de novembro. Os mandatos são de três anos, e o novo exercício começa em 2 de janeiro de 2017.
Pela terceira vez, pais, professores, alunos com mais de 13 anos de idade e servidores da rede pública de ensino vão escolher os representantes das escolas em que trabalham ou estudam. Para votar, é necessário apresentar documento com foto. No caso de pai, mãe ou responsável, apenas um tem direito a voto.
Segundo a Secretaria de Educação, as atividades escolares acontecem normalmente no período. Estudantes podem votar tanto no horário em que estudam como no turno contrário. Caso estude em centros de línguas, por exemplo, o aluno vota na unidade de origem, ou seja, na escola em que estuda regularmente.
O resultado final é divulgado no site da pasta em 16 de dezembro. Os diretores e vices têm a responsabilidade de integrar a comunidade escolar à instituição e planejar ações pedagógicas para os alunos. Os dirigentes também têm que zelar pela conservação da escola e estimular o corpo docente. Candidatos que já ocupam o cargo podem se reeleger.