Direção diz que rede de águas pluviais não suporta a vazão quando chove forte. Administração do SIA afirmou ter feito levantamento para poder ampliar a rede de águas pluviais.
uva que atingiu no domingo (11) a Feira dos Importados de Brasília, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), formou um rio que acabou alagando corredores e arrastando produtos pelo chão (veja vídeo). Nas imagens, uma criança aparece “aproveitando” a correnteza para andar de bicicleta.
Segundo uma comerciante do local, ficou jorrando água do chão por pelo menos meia hora. A direção da feira disse que o efeito é comum porque a rede de águas pluviais não suporta a vazão quando chove forte.
A administração do SIA afirmou ter feito um levantamento para poder ampliar a rede de águas da chuva e declarou que está em busca de recursos para fazer as obras no período de seca, em 2017. O valor estimado é de R$ 150 mil. A Novacap disse que deve mandar equipes para limpar as bocas de lobo na região nesta semana.
No sábado (10), a forte chuva que atingiu o Distrito Federal na tarde deixou ruas alagadas em várias regiões administrativas e chegou a formar uma pequena cachoeira em um meio-fio da quadra 5 de Brazlândia.
O temporal durou cerca de uma hora. Motoristas ficaram com medo de atravessar em pistas em Sobradinho II.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tinha divulgado no início da tarde alerta de chuvas intensas para o dia. Em ocasiões do tipo, de acordo com a entidade, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e leves alagamentos. Os ventos intensos, com velocidade entre 40 km/h e 60 hm/h.
Para esta segunda-feira (12), a previsão é de mínima de 19ºC e máxima de 27ºC, com tempo encoberto, pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde.