Infratores cadastrados no novo sistema de notificação eletrônica podem pagar até 40% menos. DER espera reduzir atrasos e inadimplência com aplicativo.
Condutores do Distrito Federal que cometerem infrações de trânsito podem pagar até 40% pelas multas caso acessem o novo sistema de notificação eletrônica do Conatran, por aplicativo, a partir do próximo domingo (1º). O recurso está disponível para download gratuito nos sistemas Android, iOS e web. O interessado deve procurrar por SNE nas lojas de apps.
O motorista deve se cadastrar para ter acesso às infrações e aos descontos. O registro é feito com os dados do veículo, pelo número de Renavam e placa. Para frotas registradas com CNPJ o sistema fica disponível apenas na versão web.
A cobrança com valor menor é possível por causa da economia com impressão e com o envio das notificações pelo correio, segundo o DER. As multas podem ser visualizadas no aplicativo em até três dias após a infração. Nesse mesmo prazo será disponibilizado um código de barras para o pagamento, já com o desconto.
O abatimento é apenas no valor da multa. Não há interferência na pontuação. No aplicativo também é possível baixar o formulário de indicação do condutor, caso o proprietário do veículo cadastrado não seja o infrator.
O modelo é adotado em Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, onde o aplicativo emite apenas multas registradas em rodovias federais. No DF, o serviço já abrange infrações cometidas nas rodovias distritais e federais de capital. Entre elas estão EPTG, EPNB, EPIA, EPGU e Eixão (DF-002), vias sob responsabilidade do DER. As vias urbanas são monitoradas pelo Detran e não estão incluídas no novo sistema de notificação.