A animação acompanha jovem Moana, que decide velejar no Oceano Pacífico com ajuda de um semideus
Findou-se o tempo em que o desejo de meninas de todos os cantos do mundo, era tornar-se uma princesa da Disney. O estereótipo construído desde a infância, sugere o que é adequado e aceitável na conduta feminina.
Cinderela, Branca de neve e Bela adormecida são retratadas com seus belos vestidos, cabelos impecáveis e a delicadeza, que as torna vulneráveis, fracas e desprotegidas. Como se a figura masculina, ilustrada pelo príncipe encantado, fosse a única solução para a felicidade eterna.
Hoje, o mundo transformou-se. Os desejos e sonhos das meninas já não são os mesmos. As mulheres reconheceram que o amor mais valioso é o próprio, e que conferir poder às garotas desde a infância, é algo essencial.
Acompanhando as modificações, a Disney decidiu quebrar os próprios padrões e investir em produções para combater preconceitos, empoderar as mulheres e retratar minorias. Desde 2012, com Valente, e em 2014, com Frozen, a empresa especializada em reproduzir contos de fadas tem assumido um papel diferente.
Uma princesa diferente
Moana — um mar de aventuras é a produção mais recente da Walt Disney. O filme, que estreia hoje (5/1), nos cinemas de todo o Brasil, foi lançado em 26 de novembro, nos Estados Unidos, e arrecadou US$403 milhões em bilheterias pelo exterior. A animação acompanha jovem Moana, que decide velejar no Oceano Pacífico com ajuda de um semi-deus.
Com direção de Jonh Musker e Ron Clements, responsáveis também por animações como A pequena sereia, Aladdin, Hércules e A princesa e o sapo. Conta com trilha sonora de compositores renomados, incluindo Lin-Manuel Miranda, Mark Mancina e Opetaia Foa’i.
Auli’i Cravalho e Dwayne Johnson são os dubladores oficiais dos personagens na animação. Auli’i foi escolhida em meio a diversas garotas talentosas de ilhas do pacífico. A atriz havaiana, de 15 anos, encantou a todos pela semelhança com Moana.
Já o ator Dwayne Johnson, consagrado por filmes de ação como: San Andreas (2015), Hércules (2014), G.I Joe (2013) e o Acordo (2013), interpreta na animação o semideus, Maui. Carismático e engraçado, o semideus carrega em seu corpo diversas tatuagens sobre suas proezas. As pinturas pelo corpo são forte influência da cultura polinésia.
No Brasil, a escolhida para dar voz a personagem principal, é a atriz Any Gabrielly. Com apenas 14 anos, Any participou de musicais, e, conseguiu o papel na animação após diversos testes, tanto falando, quando cantando.
Novas heroínas
Frozen
Elza é a rainha una de Arendelle. Forte, destemida e dotada de poderes mágicos, tem como principal característica: o amor por Anna, sua irmã. Em uma nevasca, Anna é atingida, e todos acreditam que somente o amor verdadeiro é capaz de curá-la. Contrariando as expectativas sobre o beijo romântico, Anna só retorna a vida após o ato de amor verdadeiro realizado por sua irmã.
Valente
A jovem princesa Merida foi criada para ser sucessora ao cargo de rainha. Mas a garota não concorda com a vida planejada por seus pais. Quando uma competição é organizada para escolher seu futuro marido, Merida decide disputar com os guerreiros por sua liberdade. A princesa não quer casar e recusa em aceitar o destino de um casamento arranjado.