Eles e mais quatro internos agrediram servidores em saída de oficina na unidade. Situação ocorreu na Unidade de Internação de São Sebastião (UISS).
Dois adolescentes ocuparam a guarita da Unidade de Internação de São Sebastião (UISS), no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (24), barrando a circulação de servidores em uma tentativa de fuga. Segundo a Secretaria da Criança, eles estavam com mais quatro internos, que também tentaram escapar, mas foram recuperados após pular o muro.
De acordo com a pasta, o grupo saía de uma atividade em uma oficina na unidade e se “rebelaram”, agredindo os servidores que os acompanhavam. Às 11h13, a guarita – erguida em local mais alto – já tinha sido desocupada pelos dois internos, que não tinham conseguido pular o muro. Eles se renderam após negociação com os servidores da unidade. A situação será investigada pela corregedoria.
Segundo um policial militar que atuou na captura dos jovens, eles estouraram o cadeado da cela com uma barra de ferro e fugiram em direção à guarita sul, onde subiram por uma escada. Os quatro que pularam o muro foram em direção a um comércio em frete à unidade, mas foram detidos pelos agentes penitenciários com ajuda de moradores.
Os seis internos que tentaram se evadir serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) e para a Delegacia da Criança e do Adolescente.
Outros casos
No sábado (21), um interno trocou de roupa com um visitante e fugiu da Unidade de Internação do Recanto das Emas, no Distrito Federal, pela porta da frente. A Secretaria de Criança e Adolescente informou que a corregedoria iria investigar o caso.
O jovem tem mais de 18 anos e cumpria pena por um crime cometido na adolescência. Secundo a secretaria, quando encontrado o jovem deverá ser levado de volta à unidade de interação, caso seja flagrado cometendo outro crime ele passa a responder em presídio comum. A unidade do Recanto das Emas tem capacidade para 229 detentos e conta com 191 internos.
Ainda em janeiro, um interno foi encontrado morto na unidade de Santa Maria. A Secretaria de Criança e Adolescente disse que ele foi encontrado “em situação de enforcamento” no quarto com dois outros internos. Os jovens foram encaminhados à Polícia Civil. O caso está sendo investigado. A família, o Ministério Público e a Vara da Infância foram notificados.