O projeto Quarta Dimensão itinerante volta a ocupar a Fnac, enquanto Jô Alencar sobe aos palcos do Espaço Cultural Clube do Choro
O Quarta Dimensão itinerante, que volta a ocupar o espaço cultural da Fnac, no ParkShopping, hoje, às 19h30 — com entrada franca —, tem como atrações o multinstrumentista e vocalista paulistano Chico Salém e a banda brasiliense Consuelo. Durante a temporada de 2016, o projeto fez a ocupação do Teatro Dulcina de Moraes, com a participação de 80 artistas da cidade e de outras regiões do país, que se apresentaram naquele palco sempre às quartas-feiras.
Esta segunda etapa da série tem caráter de itinerância e tem como objetivo expandir a divulgação do trabalho de músicos, cantores e grupos. Os recursos arrecadados são usados para a revitalização do Complexo Cultural Dulcina de Moraes, no Setor de Diversões Sul. A produção trabalha também visando à sensibilização das pessoas quanto à importância do apoio individual para manter aquele espaço das artes na capital.
Dobradinha
Quem abre a programação de hoje na Fnac é a banda Consuelo, que lançou recentemente seu primeiro EP. Nesse trabalho, o grupo busca dar ênfase à linha de criação instrumental e de letras elaboradas, com a assinatura da vocalista Cláudia Daibert. “A banda surgiu no ano passado, após andanças que fiz pela América do Sul. Aquilo me deixou revigorada e me levou a me aprofundar na pesquisa do folclore brasileiro e do underground roqueiro”, conta Claúdia.
Anteriormente, a cantora integrou o grupo Casa de Farinha, ganhadora do Prêmio Tim de Música, em 2005. Os outros componentes da Consuelo são Vavá Afiouni (baixo), João Ferreira (violão), Marcus Moraes (guitarra), Thiago Cunha (bateria) e Esdras Nogueira (sopros). As quatro faixas do EP estão em todas as plataformas de compra de música digital e streaming.
Chico Salém se apresenta em seguida, mostrando composições autorais, registradas nos CDs 01 e Maior ou igual a dois. “Esses dois álbuns possuem a característica similar de serem fotografias de momentos da minha vida”, afirma o músico. Guitarrista da banda de Arnaldo Antunes — com quem faz show de quinta-feira a domingo, no Teatro da Caixa —, Salém , ao longo de 22 anos de carreira, já subiu ao palco com Adriana Calcanhoto, Carlinhos Brown, Elza Soares, Erasmo Carlos, Emicida, Nando Reis e Zeca Baleiro, entre outros.
Antologia singular
Outro destaque desta noite é o show Antologia singular, que a cantora Jô Alencar faz no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto Prata da Casa. Ela vai interpretar canções da obra de Cartola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Baden Powell,e Violeta Parra. “Vou cantar também composições de Aloísio Brandão, Afonso Gadelha e Luis Teodoro”, anuncia.
Jô terá a companhia deLuiz Duarte (violão), Doni Alcantara (contrabaixo acústico) e Jhonny Rodergas (percussão). “Vou contar ainda com as participações de Fabrício Santana (bandolim), Bety Vinil (derbake e cajon), Swami Anand Arun (violão), da cantora Sofia Botelho e do cantor e compositor Aloísio Brandão”, adianta.
Jô Alencar
Show da cantora e banda, com a participação de convidados, hoje, às 21h, no Espçao Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3225-1199.