Nesta quarta-feira (1º/3) as igrejas católicas do Distrito Federal preparam missas da Quarta-Feira de Cinzas. A celebração marca o início da Quaresma, em preparação para a Páscoa, e da Campanha da Fraternidade 2017.
Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a missa será celebrada pelo cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo Metropolitano de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), às 19h30. Segundo a tradição católica, a Quaresma lembra os 40 dias que Jesus esteve no deserto em oração, sem se alimentar e resistindo às tentações.
A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o inicio da Quaresma, tempo de preparação, oração e penitência para a Páscoa do Senhor. De acordo com o Missal Romano, durante a missa, mais precisamente após a homilia, o celebrante abençoa as cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, aspergindo água benta sobre elas.
Com as cinzas úmidas, o padre, então, marca a testa ou a cabeça de cada fiel, pronunciando uma dessas frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
“A atitude de conversão deve ser vivida através da oração, da penitência e da caridade. Por isso, a cor litúrgica roxa utilizada na Quaresma é sinal e recordação da penitência que não pode faltar no processo de conversão. O esforço de superação do pecado, sustentado pela graça de Deus, comporta sempre renúncias e sacrifícios. Na liturgia dominical, uma verdadeira catequese quaresmal, proposta pela Igreja, nos conduz à renovação da vida batismal, na Páscoa”, afirma dom Sergio.
Qualquer pessoa pode receber as cinzas mas, para isso, a igreja aconselha jejum e abstinência neste dia, assim como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.
Campanha da Fraternidade
Neste ano, a Campanha da Fraternidade reflete novamente sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. O tema da campanha neste ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema “Cultivar e guardar a criação”.
Missa de Cinzas nas paróquias da Arquidiocese de Brasília
Nesta quarta-feira de cinzas serão realizadas missas em várias paróquias da Arquidiocese de Brasília. Veja abaixo: