Animal foi levado para Zoológico onde serão feitos exames. Destino final ainda não está definido; veja vídeos.
filhote de lontra foi resgatado por policias militares que se deslocavam para uma ocorrência na região do Lago Sul, na tarde de quarta-feira (30/03). O animal foi levado ao zoológico e passou por exames clínicos que vão diagnosticar o estado físico atual e se foi alvo de maus-tratos.
A lontra estava no conjunto 11 da QL 6 do Lago Sul, em Brasília. Os moradores que a encontraram pararam um carro policial que passava pelo local para pedir ajuda. Quando chegaram ao local, os policiais tiveram trabalho para capturar o animal que se escondeu em uma área gradeada, nos fundos da casa.
A lontra foi levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, na Floresta Nacional, próximo a Taguatinga, e ainda na quarta-feira foi encaminhada para o Hospital Veterinário do Zoológico para avaliação.
Especialistas não descartam a possibilidade do animal ter sido alvo de maus-tratos. Outra hipótese, é que ele tenha se perdido da mãe, já que o Lago Paranoá – que fica próximo da casa aonde a lontra foi encontrada – é habitat da espécie.
Após os exames, a lontra pode ter dois destinos diferentes. O primeiro é ser devolvido ao habitat natural para viver junto com outros exemplares da espécie. Mas caso os veterinários avaliem que o animal não tenha condições de ser solto na natureza, ele será tratado em cativeiro no próprio Zoológico de Brasília.