Poucos sabem, mas as características das unhas possibilitam avaliar o estado de saúde geral, já que determinadas alterações podem indicar doenças
As unhas são compostas por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos. Além dessa função de proteção, o que muitos não sabem é que as unhas também são indicadores de como está a saúde geral de uma pessoa e que algumas alterações ungueais ainda são características de algumas doenças.
Características de unhas saudáveis
Unhas saudáveis têm coloração rosada, são transparentes e com a lúnula (porção mais branca) visível na porção proximal.
Quando as unhas apresentam aspecto quebradiço, frágil, descamativo podem ser sinal de anemia ou carência de vitaminas e minerais como ferro, zinco, vitamina C, vitamina B12 e ácido fólico.
Alertas
Linhas transversais podem ser indicativas de má nutrição, insuficiência renal e podem aparecer até mesmo depois de quimioterapia.
Já linhas longitudinais são comuns em indivíduos idosos e também podem indicar trauma da matriz ungueal e são comuns na artrite reumatoide, doenças vasculares e algumas doenças dermatológicas como líquen plano.
Unhas muito espessas, opacas e com restos córneos subungueais ou descoladas podem ser sinal de micose ou, menos frequentemente, de doenças como a psoríase ou até mesmo indicação de problemas circulatórios e pulmonares.
O formato alterado da unha também pode significar algumas doenças. Por exemplo a unha em formato de colher pode ser um indicativo de anemia, doenças do fígado (como hemocromatose), doenças cardíacas e até hipotireoidismo.
A unha em formato de vidro de relógio acompanhada do baqueteamento dos dedos também está presente em doenças pulmonares, cardíacas, hepáticas e gastro intestinais (como na doença inflamatória intestinal).
Concluindo, através da observação das características das unhas, também é possível avaliar o estado de saúde geral, pois diversos problemas de saúde graves podem alterar seu processo de crescimento e desenvolvimento.
Quem faz Letra de Médico
Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil – cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista
Walmir Coutinho, endocrinologista