Secretaria de Saúde informou que serviços devem retornar nesta terça. Pasta afirmou que sistema gerencia informações dos pacientes agendados.
Ambulatórios de hospitais e outras unidades do Distrito Federal fecharam nesta segunda-feira (8) por um problema no sistema de informática. Segundo a Secretaria de Saúde, o cancelamento se deu por problemas no programa Track Care, que gerencia as informações de prontuários dos pacientes. Por isso, de acordo com a pasta, não é possível realizar os atendimentos previamente agendados.
O governo informou que a previsão para o retorno das atividades depende da estabilização do sistema, que está prevista para esta terça-feira (9).
“Os serviços serão reagendados com a maior brevidade possível e tão logo o sistema retorne ao normal, nova comunicação será feita”, disse a secretaria.
Track Care
O sistema Track Care serviu de base para batizar uma operação do Ministério Público em conjunto com a Polícia Civil, que apura um esquema de falsificação de atestados médicos e receitas da Secretaria de Saúde.
Em 8 de dezembro, um auxiliar de enfermagem e uma enfermeira da Secretaria de Saúde foram conduzidos coercitivamente. De acordo com os investigadores, a dupla usava os atestados médicos falsificados para abonar suas faltas e se apropriava de remédios que deveriam ser distribuídos para população.
Os suspeitos usavam carimbos de médicos da secretaria para falsificar atestados e as receitas de medicamentos.