Quantidade de objetos retirados encheu metade de sacola de supermercado. ‘Notei que meus chinelos estavam sumindo’, disse dono do cachorro.
Um cachorro da raça Bull Terrier, com um ano e um mês de idade, passou por uma cirurgia para retirar três pés de chinelos, fios de energia, barbante e um plástico de 40 centímetros que estavam dentro do estômago. Segundo o veterinário Guilherme Nunes, o material retirado pesou 800 gramas e encheu metade de uma sacola de supermercado.
Chacal mede 33 centímetros de altura e na época da cirurgia pesava 17 quilos porque, segundo o dono, Rogério Mansur, não conseguia mais comer. O normal para a raça, nessa idade, é em torno de 24 quilos. Mansur conta que levou o cachorro ao veterinário porque pensou que ele tivesse engolido o cadarço e a espuma de um tênis.
“Percebi que os chinelos estavam sumindo e desconfiava que era ele, mas não tinha certeza. Quando descobrimos e fizemos a cirurgia, ele já estava com partes dos chinelos há três meses no estômago.”
A cirurgia foi realizada em março e não teve complicações. Chacal já recuperou o peso e está bem. Mas o caso impressionou o veterinário, que em nove anos de carreira disse que nunca tinha visto nada igual.
Segundo Nunes, o raio-x feito antes da cirurgia mostrava parte de um fio parecido com um arame. Mas quando o veterinário fez o exame clínico e tocou a barriga do animal, percebeu que ele tinha engolido objetos mais consistentes do que imaginava o dono do cachorro.
“Eu abri e senti o estômago totalmente duro. Fizemos um corte para acessar o corpo estranho e para nossa surpresa, fomos tirando aquele monte de coisa. Tantas coisas dessa forma, foi a primeira vez que eu vi dentro de um estômago.”
O veterinário explicou que animais, de forma geral, não têm o hábito de triturar os alimentos na mastigação. De acordo com Nunes, os cachorros da raça terrier tem a característica de morder móveis, sapatos e borrachas também durante a fase adulta.
“Filhotes de qualquer raça mordem objetos por causa dos dentes que estão começando a nascer e coçam. Mas, todos os cães da raça terrier, entra eles o bull terrier, têm o costume de fazer isso para sempre, independentemente da idade.”
Segundo o veterinário, os primeiros sintomas de obstrução de estômago ou intestino são vômitos constantes e rejeição por qualquer alimento. Devido à carência nutricional, também há perda de peso.