Dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD 2015), divulgada pelo IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (17/5), uma pesquisa sobre a prática de esportes e atividade física. O suplemento da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD 2015) mapeou a situação dos brasileiros com 15 anos ou mais, e constatou que, dos 161.792 entrevistados, 37,9% praticaram algum esporte ou atividade física durante os 365 dias do ano.
O Distrito Federal foi a única unidade da Federação em que mais da metade da população (50,4%) praticou esporte ou atividade física durante todo o ano, o maior percentual de todo o país. O período da pesquisa foi de 27 de setembro de 2014 a 26 de setembro de 2015.
A pesquisa identificou, ainda, que a maioria dos entrevistados que praticam esportes é formada por homens, 53,9%, contra 46,1% de mulheres. São os mais jovens, entre 15 e 17 anos, que compõem o grupo que mais pratica atividade física: 50% dos entrevistados. O futebol é o esporte favorito dos homens, com 94,5% de adeptos. Para as mulheres, a preferência é a caminhada, praticada por 65,5%.
Quanto maior o nível de escolaridade, maior a porcentagem de pessoas que praticaram atividades físicas ou esportiva. Segundo o estudo, existe uma relação direta entre o nível de instrução e essas práticas. O nível econômico também influencia: pessoas inseridas no grupo com maior faixa salarial estão mais propensas à prática de alguma atividade física.
Para 38,4% dos entrevistados, a principal razão para a prática de esporte foi melhorar a qualidade de vida ou o bem-estar. Para 22,5%, o motivo foi melhorar ou manter o desempenho físico.