Em Taguatinga Sul, interdição começou neste domingo. No Sol Nascente, fluxo de carros e ônibus na avenida central será desviado para via paralela a partir desta terça.
As mudanças no trânsito nos arredores da Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul, no Distrito Federal, começaram a valer a partir do fim da tarde deste domingo (28). Segundo o Detran-DF, a previsão é de que a via seja liberada a partir das 20h. O estacionamento em frente ao Posto de Saúde n° 5 também foi fechado.
Durante toda a semana de celebrações religiosas para festa de Pentecostes, de 28 de maio a 1º de junho, o órgão vai coordenar o fluxo das vias no local para auxiliar os motoristas.
Na via lateral à paróquia – na QSD 28 – o trecho próximo a Samdu Sul, será reservado às viaturas da Secretaria de Segurança Pública. Já o trecho próximo à via de ligação do Setor D sul à QSD 32 será destinado ao estacionamento de veículos de autoridades, imprensa e pessoas com mobilidade reduzida.
Ainda segundo o Detran, para garantir a fluidez do trânsito, o semáforo localizado no cruzamento da QSD 26/QSD 45 ficará intermitente sempre após o fim da celebração e o controle de tráfego será realizado pelos agentes de trânsito.
De segunda (29) a quinta (1°/06), a interdição desses locais será feita a partir das 13h. A previsão é que o evento termine sempre às 23h.
Outras alterações
A avenida central do Sol Nascente, no Distrito Federal, também será fechada. O motivo são as obras do sistema de drenagem e de pavimentação que começam nesta terça-feira (30). Segundo o Detran, a partir do trecho 1, o fluxo de ônibus será desviado para a via paralela, que funcionará em sentido único, na direção do posto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), no Trecho 2.
Na segunda (29) e na terça (30), agentes de trânsito vão modificar as placas de sinalização para alertar os motoristas. Funcionários do Detran estarão no local durante o dia 30 para auxiliar nos trabalhos e orientar os condutores.
As obras são do governo do Distrito Federal e tiveram início em 2015, para construção da rede de drenagem, que começou pela Vila Madureira. A previsão é de que alguns trechos sejam finalizados somente no segundo semestre de 2018.
Algumas intervenções, como no Trecho 3 da avenida central, ainda nem começaram. De acordo com o GDF, os trabalhos não foram iniciados “pois a secretaria ainda aguarda a licença de instalação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram)”.