Apresentação gratuita será no Cine Brasília. Solo de Fabíola Pinheiro encerra ciclo de concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional durante mês de maio.
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro se apresenta nesta terça-feira (30), no Cine Brasília, na Asa Sul. O espetáculo começa às 20h, com entrada gratuita, mas é sujeito à lotação do espaço, de 620 lugares.
O concerto, o último do mês de maio, terá a participação da pianista brasiliense convidada, Fabíola Pinheiro. A solista vai executar o “Concerto para Piano nº 24”, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.
Dos 27 concertos para pianos de Mozart, só dois são para tonalidades menores da música: o número 20 – um dos mais tocados – e o número 24, escolhido para a homenagem.
“É uma peça bastante introspectiva, que foge do estereótipo do Mozart alegre; é uma obra bastante séria”, explica Fabíola.
A programação desta terça inclui ainda homenagens aos compositores Weber e Mendelssohn – o autor da marcha nupcial, conhecida em em grande parte do mundo por ser tocada em casamentos.
Público consolidado
O maestro Cláudio Cohen é o responsável pela regência do concerto. o músico se diz satisfeito por aproximar cada vez mais o público do repertório da orquestra. “Os concertos lotados mostram que tem muita gente em Brasília interessada em música clássica e nos diversos compositores. A orquestra já tem um público consolidado”.
Cohen também falou sobre o atual contexto da música clássica no Brasil. “Existe uma crise grande do segmento de orquestras, muitas têm interrompido suas temporadas”. Segundo o maestro, Brasília tem conseguido escapar da tendência negativa.
“As nossas orquestras têm mantido suas programações ativas desde fevereiro. Isso mostra o ânimo e o vigor dos músicos da nossa cidade para manter viva a orquestra.”
O concerto desta terça será o último de uma série de cinco apresentações gratuitas realizadas durante o mês de maio, que começou com o “Concerto do Trabalhador”, em referência ao Dia do Trabalho, celebrado no dia 1º.
Em junho, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional seguirá com as apresentações e trará novidades ao público brasiliense. No dia 6, a orquestra vai prestar uma nova homenagem aos 170 anos da morte do compositor alemão Mendelssohn, que compunha músicas desde os 15 anos de idade.
No sábado (10), a orquestra estará na programação do “Iate in Concert”. O espetáculo será à beira do Lago Paranoá, no Setor de Clubes Norte. Os ingressos serão trocados por 2 kg de alimentos.
Em 16 de junho, a orquestra sinfônica se apresenta gratuitamente no Teatro Pedro Calmon. Já no dia 20, o concerto volta ao Cine Brasília. A última apresentação do mês de junho, dia 27, será uma homenagem à música portuguesa, com a participação do maestro Cesário Costa.
SERVIÇO:
Concerto Sinfônico da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro
Quando: Dia 30 de maio, terça-feira
Horário: 20h
Cine Brasília 106/107 sul
Entrada gratuita e por ordem de chegada