Há necessidade de fazer tantos exames laboratoriais e de imagem? Sergio Pdgaec, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, responde
Muitas mulheres costumam ir anualmente aos consultórios dos ginecologistas para fazer uma avaliação específica, mas acabam também vendo aspectos clínicos da saúde em geral, o que é muito importante! No entanto, algumas pacientes têm perguntado: há necessidade de fazer tantos exames laboratoriais e de imagem? Vamos concentrar essa questão em mulheres com vida sexual ativa no período da vida em que menstruam, ou seja, desde a adolescência até antes da menopausa.
O rastreamento para o câncer do colo uterino (conhecido como exame de Papanicolau) é fundamental! Porém, ao ser realizado por dois anos consecutivos com resultados normais, sem qualquer suspeita de lesões pré-malignas ou infecção por HPV, pode ter um intervalo de coleta de 3 anos.
Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, sorologias de hepatite B e C, sífilis e HIV podem ser solicitadas anualmente para quem não tem parceiro fixo. Outros exames laboratoriais não precisam ser solicitados se não há sintoma ou história familiar relevante, como diabetes e aumento do colesterol. Nesse ponto, mais importante do que o exame, cabe ao profissional estimular, quando necessário, mudanças da hábitos alimentares e prática de atividade física.
Da mesma forma, ultrassom transvaginal somente deve ser solicitado para mulheres que apresentem algum sintoma, como irregularidade no ciclo menstrual ou dor pélvica. Para os exames de mama, mamografia e ultrassom de mama, o Ministério da Saúde indica o rastreamento a cada dois anos, a partir dos 50 anos, para mulheres sem fator de risco familiar ou pessoal.
A visita anual ao ginecologista é essencial, é o momento para relatar eventuais sintomas e solicitar orientações de métodos anticoncepcionais, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outras, assim como é a oportunidade para a realização do exame clínico ginecológico.
Os sintomas e as observações do exame ginecológico são as bases para então solicitar os exames complementares necessários.
Quem faz Letra de Médico
Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Ludhmila Hajjar, intensivista
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil – cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista