Secretaria de Saúde informou que não haverá reposição de estoques. Segundo pasta, há cerca de 30 mil vacinas restantes em todo Distrito Federal.
Os estoques de vacina contra a gripe acabaram em postos de saúde de 12 regiões Distrito Federal e não haverá reposição, informou a Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta, unidades em Planaltina, Samambaia, Mestre Darmas, Arapoangas, Asa Sul, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Parkway e Lago Sul estão “zeradas”. Moradores afirmam que, na Asa Norte, também não há mais vacinas disponíveis.
A imunização foi liberada para toda a população na última a segunda-feira (5) em razão da baixa procura dos grupos de risco. Nesta quarta (7), a pasta informou que havia cerca de 30 mil doses restantes em todo o DF.
A campanha foi lançada em 17 de abril para crianças com entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mães há menos de 45 dias, profissionais de saúde, idosos, indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional, pacientes com doenças crônicas e professores.
Como estes grupos não antingiram a meta de imunização, a campanha – que deveria ter sido encerrada em 26 de maio – foi prorrogada duas vezes. Segundo último levantamento da Secretaria de Saúde, 83,4% do público-alvo haviam sido vacinados até o começo desta semana. O objetivo do governo era atingir 90%, o equivalente a 687.155
Segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra, o baixo índice de mortes e contaminação pelo vírus é um fator que contribuiu para a baixa demanda pela vacina. Dados da secretaria mostram que, no ano passado, o vírus H1N1 causou 17 mortes no DF. Em 2017, foram registrados dois óbitos por contaminação pelo vírus H1N3.