Lembra do WannaCry? O ransomware que causou dores de cabeça no mundo todo ainda está ativo. Como relata o CNet, câmeras que funcionam como radares de Victoria, na Austrália, foram sequestradas pelo arquivo malicioso.
Em um comunicado, a polícia australiana afirmou que o vírus não comprometeu nenhum sistema de câmeras, mas garantiu que vai analisar o caso com atenção. “Examinaremos todos os incidentes detectados pelas câmeras durante esse tempo. A integridade do sistema não foi afetada”, declara a corporação.
Nesta semana, o ransomware também afetou uma fábrica da Honda, no Japão, obrigando a fabricante de automóveis a interromper suas operações.
Entenda o caso
No dia 12 de maio, uma onda de ataques atingiu empresas, hospitais e agências governamentais do mundo todo. O ransomware “sequestrou” dispositivos, criptografando seus arquivos e pedindo em troca uma recompensa em bitcoins.
O caos gerado pelo WannaCry só acabou alguns dias depois, quando Marcus Hutchins, um jovem do Reino Unido, encontrou o “botão desligar” do malware. Ao registrar um domínio ligado ao vírus e colocá-lo no ar, o garoto interrompeu seu funcionamento.